3 de março de 2020
Criada sob encomenda de um fabricante japonês, modelo foi desenvolvido no Brasil e é 1,8 quilo mais leve que um modelo convencional

Por Marcio Ishikawa |

A Maxion Wheels anunciou o desenvolvimento de um novo modelo de roda de liga de alumínio que é 1,8 quilo mais leve a média de um modelo convencional. Dessa forma, no total, o conjunto do novo produto instalado em um automóvel é mais de 7 quilos mais leve, contribuindo para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de poluentes e gases causadores do efeito estufa.

Maxion Wheels - foto meramente ilustrativa

O trabalho de desenvolvimento foi realizado pela equipe de Engenharia Avançada da empresa na planta de Limeira (SP), sob encomenda de uma fabricante japonesa, não identificada no comunicado da Maxion Wheels. Honda, Mazda, Mitsubishi, Nissan e Toyota estão entre suas clientes. Da mesma forma, não foi divulgada nenhuma imagem do novo produto – a foto acima é meramente ilustrativa, do site da própria Maxion Wheels. 

Uma roda convencional de liga de alumínio de 6,5 x 17 polegadas pesa, em média, 10,5 kg. A demanda inicial da fabricante, visando atender às cada vez mais rígidas normas de emissão de dióxido de carbono da legislação japonesa, era que o peso da roda fosse de, no máximo, 9,8 kg. Com o novo design desenvolvido pela Maxion Wheels, o novo produto foi além da meta inicialmente estabelecida e chegou a 8,7 kg – 1,1 quilo abaixo – e deve começar a rodar no país asiático no próximo mês de maio. 

A redução de peso foi obtida por meio da Otimização Topológica, um método matemático que otimiza o layout em um determinado espaço de design – utilizando, dessa forma, a mínima quantidade possível de massa estrutural. Por meio de um processo customizado pela Maxion Wheels, um supercomputador avaliou mais de cinco mil opções de projeto de desenho de roda para determinar qual era o mais eficiente, entregando os mesmos requisitos de rigidez e performance do produto.

Leia também:
– Accuride lança nova liga para rodas de alumínio
– Rio Tinto inicia comercialização da liga Revolution-Al, para produção de rodas automotivas
– BMW lança roda aerodinâmica em alumínio

Nova roda de alumínio da Maxion Wheels

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *