16 de março de 2020
Parceira da Additive Industries, Alfa Romeo tem em seu C39 um total de 143 peças produzidas com a tecnologia, 85 delas em alumínio

Por Marcio Ishikawa |

A Additive Industries, empresa holandesa especializada em manufatura aditiva, é parceira tecnológica da equipe Alfa Romeo de Fórmula 1 desde 2018, quando o time ainda se chamava Sauber. O time baseado em Hinwill, na Suiça, ainda é parte do Grupo Sauber, que tem investido significativamente em tecnologias de impressão 3D.

Alfa Romeo

No C39, como é chamado o carro de 2020 da Alfa Romeo, a Additive Industries informa que existem um total de 143 peças produzidas com tecnologia de impressão metálica em 3D – sendo 66 de alumínio AlSi10Mg, 19 de ligas de alumínio de alta resistência e 58 em titânio. Ainda de acordo com a Additive Industries, no total, o uso das peças em impressão 3D representou uma redução de pelo menos 2% no peso total. 

As peças metálicas impressas são das mais variadas, incluindo inserções do chassi e partes da tubulação do circuito de refrigeração, além de partes estruturas de segurança, carenagens leves, estruturas de suporte de módulos eletrônicos e também componentes da carroceria. 

A Additive Industries também revela que a equipe Alfa Romeo adquiriu o terceiro sistema MetalFAB1 em 2019, além de ter promovido a ampliação do seu segundo sistema com a adição de uma câmara adicional de construção, visando aumentar a produtividade. Além da fabricação de peças para os carros de uma forma mais rápida e eficiente, o Grupo Sauber também está aproveitando sua experiência e capacitação para fornecer serviços e consultoria de manufatura aditiva a terceiros.

O Alfa Romeo C39 e suas peças produzidas com impressão 3D faria sua estréia oficial agora no mês de março, no Grande Prêmio da Austrália. No entanto, em função da pandemia de coronavírus, as primeiras etapas da categoria, que seriam disputadas em março e abril, foram canceladas. 

Leia também:
– Ultrassom em impressão metálica 3D
– Aeromet: Liga A20X para impressão 3D supera 500 mpa
– Aluminum Association anuncia normalização das ligas de alumínio para impressão 3D

Impressão 3D em alumínio no carro da Alfa Romeo na F-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *