21 de fevereiro de 2020
Sucata da linha de fábrica de Dingolfing é recolhido, separado e destinado diretamente para reciclagem

Por Marcio Ishikawa |

A BMW implementou um novo sistema de reciclagem de alumínio em sua fábrica de Dingolfing, na Alemanha, a maior instalação industrial do Grupo BMW em todo o mundo. Toda sucata gerada na área de estamparia é coletada e separada e destinada para a reciclagem, retornando para a produção de chapas usadas na produção de painéis de fechamento. Segundo a empresa, foram investidos cerca de 6,5 milhões de euros na modernização da planta para a implementação do projeto.

Reciclagem do alumínio na fábrica da BMW em Dingolfing

Segundo cálculos divulgados pelo Grupo BMW, o novo processo implementado na fábrica chinesa reduzirá a emissão de CO2 em cerca de 120.000 toneladas por ano – uma vez que a reciclagem do alumínio gera 95% menos emissões de gases de efeito estufa em comparação com a produção do alumínio primário. 

Reciclagem do alumínio na fábrica da BMW em Dingolfing

Todas as rebarbas e sobras de chapas geradas após o processo de estampagem agora são automaticamente separadas por três esteiras que passam pelas doze prensas da planta – fazendo a separação por tipo de liga. Uma vez recolhidas, toda a sucata é prensada na forma de cubos, para serem transportadas para a Novelis, parceira no projeto e que é responsável pela produção das chapas usadas pela BMW.

“Com a introdução deste sistema de reciclagem, estamos fortalecendo nossa posição como um centro global de competência em alumínio na empresa. Ao mesmo tempo, assumimos a responsabilidade pelo meio ambiente e pelo uso eficiente de matérias-primas na cadeia de suprimentos.”
Christoph Schröder, head da fábrica da BMW em Dingolfing

O mesmo modelo será replicado nas 31 plantas do Grupo BMW pelo mundo afora e já está em processo de implementação em Landshut, na Alemanha, na fundição de metais leves.

Leia também:
– Novelis e Volvo anunciam ciclo fechado do alumínio
– Grupo Jaguar Land Rover amplia uso de alumínio reciclado
– Novelis anuncia que irá expandir a capacidade de reciclagem de sua planta em Greensboro

BMW: novo sistema de reciclagem do alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *