21 de outubro de 2016
Metal está presente no chassi, motor e tanque de combustível da esportiva de 600 cilindradas

Por Marcio Ishikawa |

A nova geração da Yamaha YZF-R6, que incorpora um novo visual, totalmente redesenhado e bem mais agressivo, foi apresentada no último dia 13 de outubro na Europa. E, tratando-se de um modelo esportivo, em que a agilidade e leveza são essenciais, há importantes novidades em alumínio, que garantiram a manutenção do peso em relação à geração anterior, mesmo com a incorporação de vários recursos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O chassi é feito inteiramente de alumínio, garantindo leveza e promovendo a centralização de massas em torno do propulsor, acoplado a um sub-chassi traseiro feito de magnésio. O alumínio também foi o material escolhido para a construção do tanque de combustível, reduzindo o seu peso e, ao mesmo tempo, ajudando a reduzir o centro de gravidade (uma vez que o tanque é posicionado acima do quadro). Além disso, o metal também proporciona maior segurança, já que é mais resistente a impactos e, em caso de queda, não produz faíscas em contato com o asfalto.

Considerado um dos pontos fortes da geração anterior, o motor de quatro cilindros em linha, com 16 válvulas e 600 cilindradas não sofreu modificações – incluindo os pistões de alumínio. Aparecem novidades apenas na parte da eletrônica, com sistema de controle com três mapas de injeção selecionáveis pelo piloto, além de novo controle de tração com seis estágios e freios ABS. Já a transmissão ganhou uma embreagem deslizante e, na Europa, o sistema quick-shifter permitirá trocar as marchas sem o uso da embreagem (nos EUA, esse será um recurso vendido como opcional).

Seu desenho ficou extremamente agressivo, claramente inspiradas no modelo que compete na MotoGP. Segundo a Yamaha, além do visual, as carenagens redesenhadas proporcionaram uma redução de 8% no arrasto aerodinâmico. A iluminação full LED é o toque final da esportiva, que começa a ser vendida na Europa e Estados Unidos a partir de abril de 2017. Ainda não existe previsão de comercialização no Brasil.

Renovada, Yamaha YZF-R6 ganha componentes em alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *