17 de junho de 2019
Índice atual está na casa de 53%; novas instalações previstas para 2020 devem aumentar percentual para casa de 70%

Por Marcio Ishikawa |

O processo de eletrificação da frota mundial de veículos deve se intensificar a partir dos próximos anos – segundo relatório da Bloomberg New Energy Finance a participação nas vendas globais entre os ônibus urbanos deve chegar a 84% em 2030 e a 28% entre os automóveis. Mas, para que isso se concretize, a destinação das baterias em final de ciclo de vida é um fator preponderante – não por acaso, há muitas pesquisas sobre o segundo ciclo de vida e métodos de reciclagem.

Reciclagem de baterias

A Volkswagen, que planeja produzir um milhão de veículos por ano no mercado global a partir de 2025, é uma das empresas que investe na pesquisa para entender como lidar com reciclagem de baterias. Essa prioridade se dá tanto por questões ambientais como pelo próprio custo envolvido na produção das baterias. E a ambição da empresa alemã é grande.

A longo prazo, a Volkswagen almeja chegar a cerca de 97% de reciclagem de baterias de carros elétricos em fim de vida útil. Atualmente, o nível é de aproximadamente 53%; A empresa deve inaugurar, em 2020, o primeiro centro de reciclagem de baterias de veículos elétricos da Volkswagen na cidade alemã de Salzgitter, elevando essa percentagem para cerca de 72%, com capacidade inicial para reciclar cerca de 1.200 toneladas de baterias de EV por ano – o equivalente às baterias de cerca de 3.000 veículos.

Usando um equipamento especial, partes individuais da bateria podem ser trituradas, o eletrólito líquido pode ser limpo e os componentes separados. Alumínio, aço, plásticos e o chamado “pó preto”, que contém as mais valiosas matérias-primas, como cobalto, lítio, manganês e níquel. Embora ainda demandem separação física, ao final do processo esses componentes estão basicamente prontos para serem reutilizados em novas baterias.

A Volkswagen diz que Salzgitter será a primeira de outras novas usinas de reciclagem de baterias de carros elétricos  a serem inauguradas pelo mundo afora.

Leia mais:
– Carros elétricos vão transformar a demanda de alumínio na indústria automobilística
– O alumínio nos automóveis elétricos
– Fortum aumenta índice de reciclabilidade das baterias de veículos elétricos
– Audi testa segundo ciclo de vida para baterias de íons de lítio

Volkswagen almeja 97% de reciclabilidade de baterias de carros elétricos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *