Neste canal apresentamos alguns vídeos selecionados pelo Portal ALUAUTO:

O ciclo fechado do alumínio

Infinitamente reciclável, o alumínio contribui para tornar a indústria automobilística mundial mais sustentável. Leia mais aqui.

Jaguar XE: marco na utilização de alumínio reciclado

Carroceria do sedã de luxo usa 75% de alumínio reciclado, graças à nova liga RC5754 que aceita maior quantidade de material reciclado em sua composição. Leia mais aqui.

Trailers de alumínio dispensam rebites com o uso de adesivagem

Tecnologia está sendo usada no o Brasil pela Rossetti, que irá lançar furgões sobre chassi adesivados, com ganhos no tempo de montagem, estética e também procesos industriais. Leia mais aqui.

Noma lança bitrem silo-cimento na Fenatran 2015

Ele é capaz de transportar três toneladas adicionais em relação aos concorrentes em aço, graças à redução na tara do implemento. Leia mais aqui.

Ônibus elétrico articulado da BYD testado em São Paulo
A fabricante chinesa, já estabelecida no Brasil com uma fábrica em Campinas, conta com a utilização do alumínio nos seus ônibus elétricos para garantir leveza e redução de custos operacionais. Leia mais aqui.

Freightliner Supertruck
Este conceito de caminhão é fruto do programa “Supertruck”, parceria do Departamento de Energia dos Estados Unidos com fabricantes de caminhões pesados e outras empresas, e obteve 115% de melhora na eficiência de transporte. Um dos pilares fundamentais foi a redução de peso com o uso de materiais leves, como o alumínio. Leia mais sobre o programa Supertruck aqui.

Chassi 100% em alumínio
Parceria entre Metalsa e Alcoa resultou no Ultra Light Commercial Vehicle, chassi 100% em alumínio que proporciona uma redução de 40% se comparado com os similares em aço. Este chassi fez parte do conceito “A Arte da Eficiência”, exibido pela Alcoa na Fenatran 2015.

Ford apresenta o Ultra-Lightweight Concept – Veículo Leve Multi-Materiais
O protótipo é fruto das mais recentes pesquisas da Ford na aplicação de materiais leves, com destaque para o alumínio, aços de ultra alta resistência e compósitos de carbono. E um recente estudo de Avaliação de Ciclo de Vida mostrou as vantagens ambientais desde a produção do material, passando pela fase de utilização por 250 mil quilômetros, até o descarte no fim de vida. Leia mais aqui.

Novo método de soldagem sólida – VFA (Vaporized Foil Actuator)
Apresentação de uma técnica de união desenvolvida pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que parece bastante promissora para a indústria automobilística. Um capacitor de alta voltagem cria pulsos elétricos curtos que passam através de uma fina folha de alumínio, que é vaporizada e a explosão do gás quente propicia a união das peças. Leia mais sobre o desenvolvimento das técnicas de união, que são uma das chaves para o uso intensivo do alumínio nos automóveis.

Nova técnica de união de chapas de alumínio: Friction Stir Welding

PNNL O pesquisador Yuri Hovanski, do Pacific Northwest National Laboratory, explica o novo processo de união do alumínio, através de fricção, e sua aplicabilidade para a produção em larga escala de automóveis. Leia mais sobre o desenvolvimento das técnicas de união, que são uma das chaves para o uso intensivo do alumínio nos automóveis.

Processo de solta por pontos de resistência da GM

Leia mais sobre o desenvolvimento das técnicas de união, que são uma das chaves para o uso intensivo do alumínio nos automóveis.

ALUAUTO: Alumínio em movimento

Alumínio: O melhor custo-benefício em projetos automotivos.

ALCOA

Patrocinador ALUAUTO.

CBA

Patrocinador ALUAUTO.

NOVELIS

Patrocinador ALUAUTO.

STEELTECH

Patrocinador ALUAUTO.