7 de dezembro de 2016
Novidade reduz peso em mais de 60% e proporciona novas possibilidades de design e funcionalidade

Por Marcio Ishikawa |

A Sapa anunciou o desenvolvimento dos primeiros tubos da linha de freios em alumínio para veículos de passeio. Apresentada em outubro, durante a última IZB, (sigla em alemão para Feira Internacional de Fornecedores), um dos maiores eventos da indústria de autopeças no mundo, a novidade é produzida em liga de alumínio de alta resistência.

Tubos de linha de freio em alumínio da Sapa
Montagem sobre fotos: divulgação e Clem Onojeghuo/Unsplash.com/Creative Commons Zero

Um automóvel de passeio utiliza cerca de 14 metros desses tubos, segundo a empresa. Quando feitos em aço, eles pesam mais de um quilo. Já o conjunto produzido em alumínio proporciona uma redução de peso superior a 60%: são apenas 364 gramas.

O Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sapa, Klaus J. Sandfeld, ressalta ainda que o alumínio proporciona uma melhor adaptação dos produtos às peculiaridades dos projetos dos fabricantes. “Com o alumínio temos uma enorme flexibilidade no que diz respeito ao design e no manuseio dos produtos”, diz, ressaltando que os tubos da linha de freios em alumínio não são apenas uma versão mais leve do produto em aço. “Podemos projetar componentes que simplesmente não poderiam ser produzidos em aço, com propriedades diferentes e funcionalidades adicionais.”

A Sapa ainda ressalta que o potencial do alumínio extrudado está longe de ser plenamente atingido. Tanto a liga como o processo de produção foram desenvolvidos pela Sapa e, de acordo com o comunicado da empresa, atendem a todos os requisitos das fabricantes (corrosão, vibração, torque, vazamentos, adesão ao revestimento, impactos).

Os tubos das linhas transportam o fluido de freio do cilindro mestre para as linhas flexíveis nas rodas, movimentação esta que aciona as pinças e sapatas. Eventuais vazamentos nas linhas comprometem a ação dos freios e, consequentemente, a segurança do veículo.

 

Sapa: tubos de linhas de freios em alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *