2 de dezembro de 2016
Com base em fibra de plástico reforçado, embarcação tem longarinas de alumínio e travessas de fibra de carbono

Por Marcio Ishikawa |

Nem só de carros vive a Toyota. A maior fabricante de automóveis do Japão apresentou o Toyota Ponam 28, um iate de 28 pés, que será produzido em parceria com a Yanmar, tradicional estaleiro japonês. O grande destaque da novidade é o novo conceito de casco, denominado “Toyota Hybrid Hull”, que traz inovações em relação aos materiais, design e processos de produção.

Toyota Ponan 28, esquema do casco

O novo casco faz uso de uma combinação de longarinas de alumínio, travessas de fibra de carbono e a base de plástico reforçado com fibra de vidro (GFRP). Com isso, segundo a Toyota, foi possível obter uma rigidez sete vezes superior àquela alcançada com um projeto similar produzido apenas com GFRP, atual padrão da indústria para embarcações desse porte. Além disso, o projeto do Toyota Ponam 28 permitiu a moldagem de formas mais complexas, melhorando a maneabilidade do barco e, também, oferecendo ganhos em produção de larga escala.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O casco é produzido através da moldagem por infusão a vácuo, um método que está sendo usado pela primeira vez no Japão para a produção em larga escala de uma embarcação. Ainda segundo a Toyota, a nova tecnologia permitiu uma redução na resistência hidrodinâmica durante a navegação, melhorando o conforto dos passageiros com a redução de vibrações e choques provindas do encontro com as ondas do mar.

O Toyota Ponam 28, de 9,14 metros de comprimento e 3,64 toneladas, também conta com um sistema de apoio ao piloto, que detecta a direção do vento e das correntes marinhas e mantém automaticamente a sua posição do barco durante as paradas.

Toyota lança Ponam-28V, iate com casco híbrido
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *