22 de maio de 2020
Organização constatou que 80% do material plástico nos oceanos vem dos rios e criou solução para interceptá-lo antes

Por Marcio Ishikawa |

A The Ocean Cleanup é uma organização sem fins lucrativos localizada na Holanda, que desenvolveu o Interceptor, embarcação para capturar os materiais plásticos nos rios antes que eles cheguem ao oceano.

Interceptador, da The Ocean Cleanup

A solução utiliza alumínio, material resistente à corrosão em mar aberto, que pode ser utilizado como elemento estrutural leve e acessível, e que ainda oferece a possibilidade de ter fácil conformação e partes integráveis. A Hydro é uma das parceiras do The Ocean Cleanup – fornecendo perfis de alumínio em quatro formatos diferentes, usados como partes da construção da estrutura e da cobertura.

“Fornecer alumínio para um projeto tão especial é realmente inspirador. Dá destaque às oportunidades que isso representa em termos de lidar com uma das maiores questões ambientais que nós enfrentamos, além das diversas perspectivas de soluções em alumínio”
John Delamboy, Diretor Comercial para Soluções em Extrudados da Hydro na região Benelux, sobre o projeto The Ocean Cleanup

Segundo estatísticas da The Ocean Cleanup, a partir de 1% dos 100 mil rios espalhados pelo mundo é que vem 80% de todo o plástico que chega até os oceanos. Em um período de 5 anos, a organização espera interceptar 80% do plástico vindo dos rios aos oceanos – para isso, vai se concentrar nos mil rios mais poluentes ao redor do mundo.

O modelo atual do Interceptor é capaz de retirar até 50 mil quilos de lixo de um rio por dia. Empresas parceiras da The Ocean Cleanup estão trabalhando em conjunto para otimizar o seu design, com o objetivo de ampliar sua capacidade para até 100 mil quilos por dia.

Leia também:
– Sea Eagle II, o maior iate em alumínio do mundo, ganha os mares
– Solar Impact apresenta seu conceito de iate movido a energia do Sol
– Pesquisadores adicionam pó de diamante em liga de alumínio, que pode ter aplicações na indústria naval

Embarcação em alumínio intercepta plástico nos rios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *