21 de março de 2019
Modelo utiliza alumínio em sua estrutura multi-material, compartilhada do sedã Model 3

Por Marcio Ishikawa |

O Tesla Model Y foi apresentado no último domingo, dia 17 de março. O utilitário esportivo, que o quarto modelo do portfólio atual da marca californiana, utiliza a mesma plataforma multi-material que o sedã de entrada Model 3 e será vendido nos Estados Unidos em quatro versões, com preços entre 39 mil e  55,7 mil dólares – R$ 150 mil a R$ 214 mil, em conversão direta no câmbio atual.

Tesla Model Y

O design da carroceria adota o mesmo padrão do Model X, o SUV maior da marca, mas abre mão das portas em formato de asa de gaivota, que possuem um sistema de abertura muito mais complexo e de alto custo. Mas, apesar de menor, o Tesla Model Y oferece opção de sete lugares – ao custo de 3 mil dólares adicionais.

A marca promete entregar as primeiras unidades a partir de meados de 2020, mas apenas as três versões mais caras – a opção mais barata chegará ao mercado apenas no final do primeiro trimestre de 2021. Mediante um depósito de 2,5 mil dólares, os americanos já conseguem reservar o Tesla Model Y.  

Com um único motor elétrico, a versão “Standard” acelera de 0 a 100 km/h em em 5,9 segundos e tem autonomia de 370 km com uma carga completa de bateria e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, enquanto a “Long Range”, como o nome pressupõe, destaca-se pela autonomia, com capacidade de percorrer até 483 km com uma carga de bateria – sua aceleração é de 5,5 segundos. As duas versões são equipadas com tração traseira.

Tesla Model Y

Já as duas outras versões contam com tração integral e tem autonomia de 450 km. A versão batizada de “Dual Motor” acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, enquanto a topo de linha, batizada de Performance, acelera até os 100 km/h em 3,5 segundos,

A promessa é de que a dirigibilidade do modelo seja a de um esportivo, graças ao baixo centro de gravidade proporcionado pela instalação do pacote de baterias no assoalho do veículo – e a expectativa da Tesla é que o Modelo Y se transforme rapidamente no modelo mais vendido da marca.

Leia também:
– Tesla Model S no Salão de São Paulo
– Carros elétricos vão transformar a demanda de alumínio na indústria automobilística
– Williams cria conceito de plataforma para veículo elétrico

Tesla Model Y é apresentado nos Estados Unidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *