13 de janeiro de 2020
Especialmente desenvolvida para a produção de rodas, liga oferece resistência de 15 a 20% maior que a tradicional A356.2

Por Marcio Ishikawa |

A Rio Tinto iniciou a comercialização de uma nova liga da família 3XX, especialmente desenvolvida para a produção de rodas, batizada de Revolution-Al. De acordo com a empresa, em relação à liga A356.2, atualmente predominante, a novidade oferece uma resistência de 15 a 20% maior, o que se traduz em uma redução de 7% no peso total e maior eficiência energética.

Rio Tinto Revolution-Al

A empresa afirma que, com rodas mais leves e resistentes, o consumo de pneus é reduzido e há um aumento nos níveis de segurança, performance e dirigibilidade. Além disso,  o processo de reciclagem da Revolution-Al seria mais simples que o da liga A356.2. 

Ainda segundo a Rio Tinto, a eventual transição para a nova liga não exige investimentos adicionais. A produção pode ser feita com o ferramental existente atualmente, com a vantagem de redução nas horas no tratamento térmico – reduzindo custos de produção e aumentando a produtividade. O aumento na resistência, também, oferece a oportunidade de criação de novos tipos de design. 

“O alumínio é o material que mais cresce no setor automobilístico porque ele é leve, resistente, sustentável e seguro”
Jerome Fourmann, diretor técnico de marketing da Rio Tinto

Sobre a liga, Formann acrescenta: “Nosso objetivo era oferecer às fabricantes uma nova e inovadora liga, que permitisse a redução de peso das rodas, um fator muito importante para melhorar a eficiência energética, mas sem abrir mão do design e estilo”, explica. “No fim das contas, as pessoas não querem apenas carros mais seguros, mas que eles também sejam inovadores e sustentáveis.”

A liga Revolution-Al foi desenvolvida no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Rio Tinto em Quebec, no Canadá, em um trabalho que consumiu cinco anos. O primeiro pedido comercial já foi recebido pela empresa em setembro de 2019. A Rio Tinto também afirma que a nova liga pode ser utilizada em outras aplicações, como peças de suspensão e freios.

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