8 de fevereiro de 2017
Balsa elétrica em alumíno teve aprovado o financiamento da construção de seu primeiro protótipo

O projeto de desenvolvimento do Urban Water Shuttle, uma balsa elétrica para transporte de passageiros entre áreas urbanas e de emissão zero de poluentes para o ar ou as águas, deu um importante passo rumo à sua concretização. O Conselho de Pesquisa e o Departamento de Inovação da Noruega aprovaram, no final do último mês de dezembro, o financiamento da construção do seu primeiro protótipo. 

Urban Water Shuttle

Apelidado de “Tesla dos mares”, em alusão à fabricante de carros elétricos da Califórnia, o projeto do Urban Water Shuttle conta com a participação de Sapa e Hydro e sua construção é feita em alumínio, aproveitando-se das vantagens que o metal oferece – como a redução de peso, processos de produção sustentáveis (leia mais sobre o uso do alumínio na indústria naval aqui) – e será movido por motores elétricos.

Segundo a NCE Maritime Clean Tech, responsável pelo desenvolvimento do projeto, a embarcação adequa-se perfeitamente aos novos padrões internacionais de redução da emissão de gases causadores do efeitos estufa e de emissão zero de poluentes. “Os principais objetivos do Urban Water Shuttle são reduzir a conjunção urbana, as emissões de poluentes e os custos de infraestrutura urbana”, explica Hege Okland, CEO da NCE. “Acreditamos que este é um conceito extremamente relevante para muitas cidades ao redor do mundo.”

O protótipo construído será testado em operação entre as cidades de Askoy e Bergen. O objetivo final do projeto é fazer com que o Urban Water Shuttle entre em operação comercial e seja exportado para todo o mundo, com aplicação para cidades costeiras e que estão localizadas ao lado de grandes rios. 

A NCE Maritime Clean Tech é uma entidade baseada na Noruega, mas que conta com a participação de 27 países, dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias marítimas ambientalmente sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético.

Projeto Urban Water Shuttle avança na Noruega
Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *