28 de novembro de 2018
Revista Aluminium International Today destaca o rápido retorno sobre o investimento na substituição destes componentes por alumínio

Por Marcio Ishikawa |

A revista Aluminium International Today destacou a importância dos painéis de fechamento em alumínio na indústria automobilística. O artigo, intitulado “Automotive Lightweighting with aluminium closures” (Redução de peso nos automóveis com painéis de fechamento em alumínio), foi publicado em sua edição de setembro/outubro de 2018.

Painéis de fechamento

O texto aponta que o alumínio é mais versátil que outras alternativas em aço, conseguindo reunir três características importantes: a resistência requerida para lidar com padrões legais de segurança de colisão; a leveza necessária para atender às exigências regulatórias de economia de combustível; e a versatilidade para criar estilos geométricos profundos e afilados, a que os designers se acostumaram a usar com chapas de aços de peso proibitivo.

Reunindo essas três características, o uso de painéis de fechamento em alumínio acaba trazendo de volta o elemento emocional no design dos veículos, oferecendo menos restrições e maior liberdade criativa para os designers.

Retorno sobre investimento
A substituição de materiais não é uma medida simples e requer um processo de design que leve em consideração não apenas as características dos diferentes metais (original e substituto), mas também a compatibilidade dos novos componentes com os materiais adjuntos. Ao comparar alternativas ao aço, encontra-se cenários diversos – alguns materiais são mais adequados para o interior de componentes, sem exposição às intempéries do clima, enquanto outros têm um custo tão proibitivo que são viáveis apenas em modelos de alto valor agregado, com produção limitada.

É nesse ponto que os painéis de fechamento em alumínio se sobressaem, de acordo com a Aluminium International Today. Se é bastante claro que o alumínio é extremamente versátil, podendo ser utilizado em variadas aplicações – laminados, fundidos e extrudados, com grande eficiência para componentes interiores ou exteriores, os painéis de fechamento oferecem o mais rápido retorno sobre o investimento em equipamentos de estampagem de folhas de alumínio. Isso ocorre pois não são necessárias complicadas operações de união (como rebitagem ou solda) do alumínio com aço ou outros materiais.

Ainda de acordo com a publicação, um crescente número de fabricantes está considerando bastante atrativo ampliar o escopo da substituição de aço para alumínio, particularmente para veículos mais populares – pois, com o grande volume, o custo por unidade cai, compensando o elevado custo inicial comparado com as aplicações de outros tipos de alumínio (por exemplo, fundidos). Nenhuma outra alternativa disponível atualmente em aço consegue atingir tão significante redução de peso a um custo melhor.

Definição de painéis de fechamento
Embora haja alguma variação entre as fabricantes automotivas mundiais, os painéis de fechamento são todos os componentes que não fazem parte da estrutura do veículo, que não são soldadas ou aparafusadas a ela.

Não há dúvida que o principal case de substituição por alumínio já realizado até agora na indústria automobilística é a Ford F-150 2015, em que todos os seus painéis de carroceria, representando 17 por cento de seus componentes de produção, migraram para o alumínio. Houve uma redução de peso líquida superior a 306 quilos. Embora o potencial de veículos de menores dimensões não seja o mesmo, o caso da picape mostra a versatilidade e o potencial das substituições por alumínio.

No cenário de substituição por alumínio, na tarefa de reimaginar o design automotivo as processadoras tem um papel fundamental, trabalhando em conjunto com as fabricantes automobilísticas. Recentemente, por exemplo, a Novelis anunciou a criação de três centros de desenvolvimento de soluções customizadas, que, interconectadas, trabalharão em parceria direta com as fabricantes.

Esse trabalho em conjunto permite identificar as melhores práticas, ajudando diretamente os departamentos de conformidade, financeiro e de design das fabricantes a atingirem seus objetivos individuais dentro da organização.

Painéis de fechamento em alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *