9 de janeiro de 2020
Com a leveza e resistência de casco e superestutura em alumínio, iate transoceânico tem alcance superior a 7400 km

Por Marcio Ishikawa |

A Ocea, tradicional estaleiro francês especializado em embarcações transoceânicas, apresentou a sua mais nova criação: o Nautilus 45. O modelo conta com superestrutura e casco em alumínio, o que garante leveza e aumenta a eficiência energética da embarcação, que possui alcance de 7408 quilômetros a uma velocidade de cruzeiro de 12 nós (22,2 km/h).

Nautilus 45

O modelo foi projetado pelo escritório de arquitetura naval Vitruvius, assinado por Phillipe Briand. Com 45 metros de comprimento, ele atinge velocidade máxima de 29,6 km/h e tem capacidade para acomodar até 12 passageiros, além de contar com acomodações para até 8 tripulantes.

“As especificações do Nautilus 45 são semelhantes às do Ocea Classic, lançado 20 anos atrás: uma embarcação confortável, espaçosa e que pode levar vários botes auxiliares. Nosso objetivo é atingir o máximo de conforto e de eficiência com um design contemporâneo.”
Phillipe Briand, arquiteto naval responsável pelo Ocea Nautilus 45

A eficiência citada por Briand tem uma relação direta com o alumínio, material escolhido para a superestrutura e também o casco. A própria Ocea trata o alumínio como o seu “material preferido”, uma vez que possibilita “um design leve e econômico, que resulta em um iate rápido e que pode alcançar distâncias maiores sem reabastecer”.

Nautilus 45

O espaço de convivência apresenta uma espaçosa suíte a meia nau no deque principal e cinco espaçosas cabines de convidados. Já a presença de vários botes auxiliares é justificada pelo fato de que o Nautilus 45 foi projetado para chegar a áreas em que não há portos ou docas para que a embarcação seja atracada.

Nautilus 45

Briand explica que os botes são bem maiores ao que se encontra em embarcações desse porte, com 8 metros de comprimento. Para facilitar o embarque e desembarque, o Nautilus 45 conta com um exclusivo sistema de embarque e desembarque, que facilita o acesso ao mar. Segundo o estaleiro, ele provém o mesmo nível de segurança que uma atracagem em uma doca.

Leia também:
– Vaan R4 é um catamaran de alumínio inteiramente sustentável
– Solar Impact mostra conceito de iate movido a energia do sol
– O maior iate de alumínio do mundo

Ocea apresenta o Nautilus 45

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *