6 de janeiro de 2020
Sistema permitirá reciclagem de sucata originada na linha de montagem e reduzir pegada de carbono em 78%

Por Marcio Ishikawa |

A Novelis e a Volvo Cars anunciaram, no final de 2019, a implementação de um sistema de ciclo fechado do alumínio. Dessa forma, as duas companhias passam a trabalhar em conjunto para, de forma sistemática, coletar, separar e transportar toda sucata de alumínio originária nas linhas de produção da fabricante sueca. Todo o material é reciclado e então retorna para o ciclo de produção das chapas usadas nos painéis de fechamento dos veículos da marca.

Novelis e Volvo: ciclo fechado do alumínio

O sistema de ciclo fechado permite uma redução significativa nas emissões de CO2 – uma vez que o processo de reciclagem do alumínio demanda muito menos energia que a produção primária. Em outras palavras, o sistema de ciclo fechado permite que cada chapa de alumínio entregue pela Novelis à Volvo tenha sua pegada de carbono reduzida em 78%. 

Novelis e Volvo: ciclo fechado do alumínio

Por meio de comunicado conjunto, as empresas ressaltam a infinita reciclabilidade do alumínio, característica que permite a produção de produtos com exatamente a mesma qualidade do alumínio primário. 

“Estamos orgulhosos deste sistema de ciclo fechado de reciclagem que introduzimos em conjunto com a Volvo Cars. Dessa forma, reduzimos nossa dependência do alumínio primário, criando um modelo de negócios mais eficiente e sustentável para nós e nosso parceiro.”
Micheal Hahnne, Vice Presidente Automotivo da Novelis Europa

O ciclo fechado implementado pelas empresas inclui uma logística mais sustentável, uma vez que o transporte das chapas passou a ser feito por ferrovias – que possuem emissão de CO2 68% menor que o transporte rodoviário. 

De acordo com a Novelis, a empresa vem fazendo grandes progressos no uso do alumínio reciclado. No ano fiscal 2010, a sucata representava 33% da matéria prima; já em 2019, esse percentual chega a 61%. A Novelis já trabalha com o sistema de ciclo fechado com a Jaguar Land Rover e com a Ford. 

Leia também:
– O ciclo fechado do alumínio
– Jaguar Land Rover amplia uso de alumínio reciclado
– Novelis expandirá capacidade de reciclagem em Greensboro

Novelis e Volvo anunciam ciclo fechado do alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *