9 de fevereiro de 2018
Movimento acontece frente ao contínuo aumento da demanda por alumínio automotivo

Diante de um contínuo aumento da demanda por alumínio automotivo, a Novelis anunciou importantes investimentos no início de 2018 nos dois lados do Atlântico Norte. As duas operações, combinadas, totalizam um montante de 500 milhões de euros. A Novelis é fornecedora de fabricantes que vem investindo bastante em conteúdo de alumínio, como a Ford (e a picape F-150 em alumínio) e a Jaguar Land Rover.

Jaguar XE Plataforma de alumínio

O primeiro anúncio, realizado no final de janeiro, diz respeito a construção de uma nova planta em Guthrie, no estado americano do Kentucky, com capacidade para a produção anual de 200 mil toneladas métricas, com linhas de pré-tratamento e tratamento térmico para preparação das chapas de alumínio utilizadas em peças de carroceria estrutural (body-in-white) e painéis de fechamento (capôs, portas, paralamas e tampas de porta-malas). O investimento total será de 300 milhões de euros.

A expectativa da empresa é iniciar os trabalhos no local no final de março deste ano, com o início da operação programada para 2020. Segundo a Novelis, devem ser gerados 125 novos empregos. “O alumínio é o material da indústria automobilística cuja demanda mais cresce junto aos fabricantes, que cada vez mais precisam produzir veículos leves, seguros e resistentes”, disse Steve Fisher, presidente e CEO da empresa. “A Novelis continuará a inovar em conjunto com os seus clientes do setor automotivo, sempre de olho nas demandas futuras da mobilidade.”

Já na Suiça, no início de fevereiro, foi anunciada a aquisição de parte da operação da planta da Constelium em Sierre, que já vinha sendo operada pela Novelis em esquema de leasing desde 2005. A Novelis afirma que a aquisição permitirá um ganho de flexibilidade diante das demandas da indústria automobilística. “Esta aquisição consolida a nossa posição de líderes do setor de chapas de alumínio automotivo”, afirma Fisher. “E com a flexibilidade estratégica que ela nos oferecerá, estaremos em melhor posição para avaliar qualquer futura oportunidade na Europa.”

Planta em Sierre - Novelis/Constellium (foto: Constellium)

O processo de aquisição, segundo a empresa, deve ser finalizado até o final do primeiro trimestre fiscal de 2019. A planta fica localizada junto à outras edificações da Constellium, onde são produzidos produtos fundidos e extrudados. Por isso, as duas empresas formarão uma joint-venture para administrar as atividades da infraestrutura compartilhada.

Novelis: investimentos nos EUA e Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *