30 de abril de 2019
Com design customizável, modelo consegue acomodar células de baterias de todos os tipos

Por Marcio Ishikawa |

A Novelis desenvolveu a primeira solução de compartimento de baterias em chapas de alumínio para veículos elétricos. De acordo com a empresa, a novidade estará disponível globalmente e irá atender a grande demanda projetada da próxima geração de automóveis elétricos – recentes estudos apontam que este mercado deve triplicar até 2025, quando a produção mundial de modelos elétricos e híbridos deve superar a de veículos equipados com motor a combustão.

compartimento de baterias em chapas de alumínio da Novelis

O compartimento apresentado foi particularmente desenhado para veículos que demandam grandes pacotes de baterias, como picapes, utilitários-esportivos e crossovers. Segundo a Novelis, sua solução é mais de 50% mais leve que um modelo equivalente em aço, resultando em uma ótima densidade energética, com mais de 160 watts-hora por quilo.

Seu design consegue acomodar células de baterias de todos os tipos e é customizável. A nova solução é produzida com a liga Advanz e a Novelis ressalta que sua alta formabilidade dá às fabricantes a capacidade de obter um design com formas complexas e profundas, que podem se adequar aos requisitos específicos de cada diferente projeto.

A Novelis afirma que a solução em chapas de alumínio de alta resistência oferece a melhor relação custo/benefício em comparação com o design em alumínio extrudado ou fundido, além de proporcionar uma maior redução de peso e o mesmo nível de proteção. Um dos principais requisitos para os compartimentos de baterias é a segurança, mantendo sua integridade diante de detritos das vias e também em eventuais acidentes.

“Com nosso investimento em recursos de design, técnicas de união e sistemas de crash-boxes, conseguimos criar um compartimento mais resistente, eficiente e econômico, que pode ser totalmente personalizado para atender as necessidades dos nossos clientes”
Pierre Labat, Vice-presidente Global Automotivo da Novelis, sobre o compartimento de baterias em chapas de alumínio

O compartimento de baterias em chapas de alumínio é o primeiro projeto da recém-lançada rede global de Centros de Soluções para Clientes, que une plataformas técnicas e de pesquisa, operações e desenvolvimento comercial visando intensificar a colaboração e inovação conjunta com nossos parceiros. O projeto incorporou um feedback direto de fabricantes parceiras da Novelis, além de contar com a colaboração de engenheiros automobilísticos.

Leia também:
– Carros elétricos vão transformar a demanda de alumínio na indústria automobilística
– Elétricos: ônibus terão crescimento mais rápido que automóveis
– Novelis será fornecedora da London Electric Vehicle Company

Novelis apresenta compartimento de baterias em chapas de alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *