22 de abril de 2019
Equipamento com nova tecnologia de fundição de baixa pressão ampliará produção para a indústria automobilística

Por Marcio Ishikawa |

Norsk Hydro anunciou um investimento de 17,6 milhões de dólares em sua fábrica de Husnes, localizada no sudoeste da Noruega. A maior parte do valor será utilizada na instalação de um novo equipamento de fundição, que irá ampliar a capacidade produtiva de produtos automotivos.

Norsk Hydro

De acordo com a empresa, o equipamento vai utilizar a mais recente tecnologia desenvolvida pela empresa, a fundição de baixa pressão (LPC – Low Pressure Casting). Após a instalação do novo equipamento, a planta permitirá a Hydro fornecer materiais com propriedades avançadas para diversos segmentos de extrusão e também materiais para produtos forjados, como braços e articulações do sistema de suspensão.

“Este é um mercado com alta demanda atualmente na indústria automotiva, que precisa de mais alumínio para atender sua necessidade de carros mais leves, que ajudem a reduzir as emissões.”
Ola Sæter, chefe de usinas de alumínio primário da Hydro

A nova tecnologia desenvolvida pela Hydro representa uma mudança da tradicional forja extrudada para a forja fundida, que traz como principal vantagem a  eliminação de etapas no processo de produção, uma vez que a superfície moldada sai pronta para o forjamento, sem a necessidade de homogeneização.

Segundo a Norsk Hydro, em comparação com o método tradicional, baseado no derretimento de lingotes e métodos de fundição horizontais, o forjamento em uma grande fundição, diretamente do metal líquido da eletrólise, permite redução de custos e melhoria na qualidade.

A nova tecnologia deve entrar em produção em Husnes em 2020. Atualmente, Husnes produz 120 mil toneladas anuais de produtos semi-acabados – número que, com o novo equipamento, deve subir para 210 mil toneladas. A planta, ainda, produz 90 mil toneladas de alumínio primário.

Leia também:
– Hydro apresenta HHS, nova liga de alumínio de alta resistência
– Hydro: novas ligas para conformação superplástica
– Norsk Hydro anuncia expansão de fábrica americana
– Hydro inautura nova linha automotiva na Alemanha

Norsk Hydro anuncia investimento na planta de Husnes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *