17 de dezembro de 2019
Pequena fabricante inglesa de esportivos retrô desenvolveu moderna plataforma de alumínio e aposenta antiga em aço

Por Marcio Ishikawa |

A Morgan Motor é uma pequena fabricante inglesa de automóveis, que produz modelos esportivos com estilo “retrô”. Mas, apesar do visual que remete ao passado, todos os seus carros agora estão focados no futuro e usarão apenas arquitetura de alumínio, com a CX-Generation.

Morgan CX-Generation

A empresa anunciou que a CX-Generation, plataforma de alumínio recentemente introduzida com o modelo Morgan Plus Six, também será a base dos modelos Morgan 4/4, Plus 4 e V6 Roadster – e, dessa forma, a Morgan Motor abandona a antiga plataforma de aço. Não foi divulgado nenhum calendário, mas a marca afirma que a substituição acontecerá ao longo de 2020. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Morgan Plus Six foi lançado no Salão Automóvel de Genebra em março de 2019 e sua principal novidade era exatamente a plataforma CX-Generation. Projetada e desenvolvida pela Morgan, a plataforma CX-Generation é duas vezes mais rígida que o chassi de alumínio anterior usado pela empresa, usada nos modelos Aero 8 e Plus 8 de segunda geração. O antigo chassi de aço da Morgan datava de 1936 e equipou o primeiro veículo de quatro rodas produzido pela marca, o Morgan 4-4.

“A plataforma de alumínio CX-Generation representa um empreendimento significativo para uma pequena empresa como a Morgan. Após o sucesso da plataforma e do Plus Six no início deste ano, estou muito satisfeito por finalmente podermos revelar mais planos para novos modelos em 2020.”
Steve Morris, CEO da Morgan Motor Company

O foco do desenvolvimento foi na redução de peso – a estrutura CX-Generation pesa apenas 97 kg, contribuindo para os meros 1.075 kg (peso seco) do Plus Six. A Morgan não revelou detalhes, mas confirma que ela suporta transmissão manual e motores de dimensões menores que o turbo de 3,0 litros em linha unidade de seis cilindros usada no Plus Six.

Morris ainda afirma que a CX-Generation foi desenvolvida visando às demandas dos clientes e também aos futuros requisitos legislativos em relação à eficiência energética. Ainda segundo o executivo, a plataforma de alumínio será a base para a próxima geração de carros esportivos Morgan.

Leia também:
– Audi Q8 usa nova plataforma multi-material Space Frame
– Delta lança chassi de alumínio para desenvolvimento de elétricos e autônomos
– Williams cria conceito de plataforma para veículo elétrico

CX-Generation: Morgan Motor deixa o aço no passado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *