20 de agosto de 2018
Com flanges de borracha nas bordas, tecnologia Acorus promete absorver impactos e reduzir danos causados por buracos e guias

Um novo tipo de roda de liga flexível promete reduzir os danos causados por buracos, lombadas, guias e outros tipos de irregularidades no piso. A novidade, destinada em princípio para o mercado de automóveis de passeio, também protege os pneus e é fruto da parceria entre a Michelin, fabricante de pneus, e a Maxion Wheels, fabricante de rodas de liga leve de alumínio.

Roda de liga flexível

A nova tecnologia é batizada de Acorus e o corpo das rodas possuem aro um pouco mais estreito que os modelos convencionais, pois incorpora dois flanges de borracha nas bordas. Eles são os responsáveis por absorver os impactos originados por irregularidades no piso e, assim, protegendo a estrutura de metal das rodas, reduzindo as chances de quebras ou trincas.

Os veículos Premium e os modelos esportivos, que se utilizam de pneus com perfil mais baixo – e, portanto, que possuem menor altura de pneu para absorver eventuais impactos – devem ser os mais beneficiados com a novidade. “As rodas dos carros vem aumentando de tamanho, pois as ligas brilhantes são parte integrante do design dos modelos modernos”, disse Florent Menegaux, diretor de operações da Michelin. “Mas, com perfil mais baixo, suas paredes laterais são mais curtas e, consequentemente, mais suscetíveis a danos.”

Roda de liga flexível

Segundo a Michelin, foram realizados testes com um pneu 285/30 R21. Sem a tecnologia Acorus, ele se danificou ao passar por um buraco a 28 km/h. Já com a nova roda de liga flexível, o composto não sofreu nenhum dano em nenhuma velocidade.

“Uma roda padrão, ao passar por um buraco e danificar o pneu e potencialmente se quebrar, está colocando os passageiros em risco”, disse Pieter Klinkers, diretor executivo da Maxion Wheels. “Com nossa nova tecnologia, a flange flexiona e protege o pneu e a roda.”

Roda de liga flexível

Ainda de acordo com as empresas, além da maior proteção contra danos e aumento da segurança, há outros benefícios. As flanges de borracha também ajudariam a superar outras deficiências características de pneus com perfil baixo, aumentando o conforto na rodagem e reduzindo o nível de ruído. E, por fim, a tecnologia é compatível com todos os pneus do mercado.

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