29 de janeiro de 2018
Criado por empresa dos Emirados Árabes Unidos, ele é uma solução sustentável para o transporte público

A Masdar, empresa de energia renovável e desenvolvimento urbano sustentável baseada nos Emirados Árabes Unidos, apresentou o projeto de um ônibus elétrico na Semana da Sustentabiliadde de Abu-Dhabi, realizada em meados de janeiro. Chamado de Eco-Bus, o modelo – que se propõe a ser uma solução sustentável para o transporte público – oferece uma autonomia de aproximadamente 150 quilômetros por carga de bateria, em condições de uso urbano cotidianas, com diversas paradas para embarque e desembarque de passageiros.

Masdar Eco-Bus

O Eco-Bus utiliza carroceria leve de alumínio, o que contribui para reduzir o peso total e, consequentemente, estender a autonomia do veículo – que conta com sistema de climatização avançado e janelas eletrocrômicas, com capacidade para reter a penetração dos raios solares. “A sustentabilidade urbana está cada vez mais se definindo pela inovação tecnológica em moilidade”, disse Yousef Baselaib, Diretor Executivo de Sustentabilidade da Masdar. “O Eco-Bus é um modelo de colaboração entre os Emirados Árabes unidos e experts internacionais.”

Com 10,5 metros de comprimento e 2,5 m de largura, contempla 27 assentos e piso baixo, que facilita o embarque, ele utiliza motores elétricos fornecidos pela Siemens, parceira tecnológica do projeto. “Nós acreditamos que a co-criação e as parcerias são a chave para encorajar o desenvolvimento e inovações locais”, disse Uwe Troeger, Vice-Presidente Executivo da Siemens para o Oriente Médio. “O Eco-Bus é um exemplo perfeito do que pode ser alcançado com os parceiros, tecnologia e mentalidade corretas.”

Os primeiros modelos devem entrar em teste nas dependências da Masdar, em Abu Dhabi, quando será feita a avaliação da performance das baterias e dos componentes elétricos em geral. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Hafilat Industries e a Khalifa University – contando ainda com a parceria tecnológica da Siemens, responsável por fornecer os motores elétricos.

> Leia mais sobre a aplicação do alumínio nos ônibus

Masdar revela Eco-Bus, ônibus elétrico com carroceria de alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *