15 de dezembro de 2016
Sedã elétrico utiliza carroceria em alumínio e deve ser produzido a partir de 2018

Por Marcio Ishikawa |

O Tesla Model S deve ganhar um rival de peso muito em breve, o Lucid Motors Air, sedã de luxo elétrico que, se tudo correr conforme os planos, chegará ao mercado em 2018, custando cerca de 100 mil dólares. E, tal como deve acontecer com praticamente todos os carros elétricos que chegarão ao mercado, ele faz uso intensivo de alumínio, presente em sua estrutura, juntamente com aços de alta resistência, nos painéis de fechamento e nos cases de proteção das baterias.

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A Lucid Motors, empresa baseada no Arizona, apresentou o primeiro protótipo do modelo para a imprensa nesta quinta-feira, dia 15. O modelo tem potência de 1013 cavalos, que resulta em uma impressionante aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. Peter Rawlinson, CTO da Lucid Motors, em recente entrevista à Car and Driver americana, afirma que o projeto do Air foi feito de forma a aproveitar a liberdade de design proporcionada pelo trem de força elétrico – o que, já se sabe, também é um dos benefícios proporcionados pela utilização do alumínio.

O executivo, que trabalhou na Tesla e participou diretamente do projeto do Model S, afirma ainda que a rigidez torsional do modelo é superior (ao Model S) e o peso, menor. Segundo ele, a dinâmica do Lucid Motors Air também será superior, ressaltando que o desenvolvimento da suspensão do Air ficou a cargo de um engenheiro que trabalhou no projeto da Subaru do Campeonato Mundial de Rally.

A empresa, que antes era chamada de Atieva, tem um acordo com a Samsung para o desenvolvimento e fornecimento de baterias. Segundo as primeiras informações, o Lucid Motors Airserá equipado com um pacote baterias de 100 kWh e de 130 kWh, com uma autonomia de 650 quilômetros. Ainda sem dar detalhes, Rawlinson promete baterias de carregamento rápido e que, após mil ciclos de carregamento, ainda mantenham 80% de sua capacidade de carga.

O painel de instrumentos é composto por telas de TFT que muito provavelmente devem ser configuráveis. E, assim como no Tesla S, há um grande tablet no console central, em que estão concentrados os ajustes de climatização, do sistema de entretenimento e dos ajustes do veículo.

O vídeo abaixo, do site Slashgear.com, mostra o test-drive com o protótipo do Lucid Motors Air:

 

Lucid Motors Air, o rival do Tesla Model S
Um comentário sobre a matéria:
  • 20/12/2016 às 18:52

    É a realidade redução de peso nos veículos automotores portanto a contribuição do Alumínio é primordial.

    Responder

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