1 de agosto de 2019
Desenvolvido na China, novo material deve ser usado na construção dos jatos Comac C919

Por Marcio Ishikawa |

O grupo chinês grupo JuneYao, em cooperação com a Shanghai Jiaotong University, desenvolveu uma nova liga de alumínio nano-cerâmica que promete reduzir o peso de jatos de passageiros em até 15%. O novo material deve ser utilizado na produção dos jatos Comac C919, projetados e construídos inteiramente na China.

Liga de alumínio nano-cerâmica

De acordo com a empresa, o material oferece uma resistência superior às ligas atualmente utilizadas na aviação em 30%. A redução no peso deve representar grande redução nos custos operacionais da empresa. 

“Por que reduzir o peso do avião? Com ​​base no preço do petróleo em 2015, perder um quilo de peso de um jato equivale a economizar 12 mil yuans em consumo de combustível”
Wang Junhao, presidente do grupo JuneYao, sobre o uso da liga de alumínio nano-cerâmica

De acordo com o designer-chefe do C919, o novo material está sendo testado na produção de  painéis e peças forjadas. Uma vez aprovado, ele começará a será usado em grande escala, substituindo ligas que, atualmente, são importadas. O novo material já vem sendo utilizado em satélites espaciais, estações espaciais como Tiangong-1 e Tiangong-2.

Leia também:

– Hydro: novas ligas para conformação superplástica
– Novelis ampliará fábrica de Changzhou, na China
– O potencial das novas ligas de alumínio de alta resistência

Liga de alumínio nano-cerâmica promete reduzir peso de aviões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *