11 de janeiro de 2018
Trabalho de recuperação do veículo, que usa painéis de alumínio e esteve perdido por mais de seis décadas, será feito pela divisão de Clássicos

A Land Rover comemora 70 anos em 2018 e, como parte das comemorações, iniciou o trabalho de restauração de uma das três unidades pré-produção do Land Rover Series I. O modelo foi lançado no Salão de Amsterdã de 1948 e foi o responsável por dar início à trajetória da tradicional marca britânica. A equipe da divisão de Clássicos do grupo Jaguar Land Rover, a Classic Works, fará uma restauração completa, tornando o Series I como original e apto a rodar novamente.

Land Rover Series I

Como se vê nas imagens, apesar da pintura desgastada, a carroceria do veículo se apresenta em boas condições. As unidades pré-produção do Land Rover Series I tinham algumas características únicas, como painéis de alumínio, extremamente resistentes á corrosão, e chassi de aço galvanizado, além de caçamba traseira removível. No trabalho de restauração, a cor original de todos os componentes será mantida, principalmente o verde claro característico da carroceria.

Durante muitos anos, o paradeiro do veículo foi um verdadeiro mistério. Depois da exibição em Amsterdã, o veículo foi vendido e rodou por estradas do Reino Unido até que, na década de 80, foi comprado com o objetivo de ser restaurado. Mas o projeto não foi concluído e ele saiu de cena por décadas. Ironicamente, nesse tempo ele ficou todo esse tempo guardado em um jardim, distante poucos quilômetros da fábrica da Land Rover em Solihull, onde fora produzido.

Land Rover Series I

Os especialistas da Jaguar Land Rover, após meses de pesquisa nos arquivos da empresa, confirmaram sua autenticidade. “Essa unidade é uma peça única e insubstituível dentro da indústria automobilística mundial e podemos garantir que ele será meticulosamente trabalhado em cada detalhe”, disse Tim Hanning, diretor da Jaguar Land Rover Classic. “Essa, sem dúvida, é a melhor maneira de iniciarmos as comemorações dos 70 anos da Land Rover.”

O projeto do Land Rover Series I evoluiu posteriormente para o Defender, produzido na fábrica de Solihull durante 67 anos.

O Grupo Jaguar Land Rover é uma das empresas da indústria automobilística que mais investe na utilização do alumínio em seus produtos. Leia mais aqui

Land Rover restaura modelo pré-produção de seu primeiro veículo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *