6 de setembro de 2017
Projeto REALITY agrega a utilização de sucata de veículos descartados

O Grupo Jaguar Land Rover irá expandir o uso de alumínio reciclado em seus veículos. A fabricante britânica anunciou o projeto REALITY, que permite a utilização de alumínio de unidades que estão sendo descartadas, em sua fase final de vida útil, na produção de novos automóveis.

Alumínio reciclado

Trata-se da continuidade do processo de ciclo fechado do alumínio que começou a ser instituído pelo projeto REALCAR, que faz a reciclagem da sucata da linha de produção. Com ele, a Jaguar Land Rover pôde, nos últimos anos, reaproveitar mais de 75 mil toneladas de sucata de alumínio que, antes, seriam descartadas. Atualmente, há dez oficinas de prensas (tanto da Jaguar Land Rover como de fornecedores) envolvidas – o alumínio é refundido pela Novelis.

> Leia mais sobre o projeto REALCAR

O REALITY foca nos processos de reciclagem de veículos usados – permitindo que veículos que estão sendo descartados possam “renascer” na forma de novos automóveis. O projeto desenvolveu novas tecnologias de seleção de material – e especificamente para este processo, contou com a parceria da Axion, empresa especializada na recuperação de recursos. Além disso, o REALITY também trabalha com a avaliação da nova geração das ligas de alumínio, visando otimizar os processos de reciclagem.

Segundo a Inovate UK, agência britânica para inovação tecnológica que financiou parte do projeto, as novas tecnologias de seleção e separação aplicadas ao fluxo de sucata automotiva poderão beneficiar outros setores, como o de embalagens e construção. Além de oferecer vantagens financeiras para a empresa, o alumínio reciclado também traz muitos benefícios ambientais, já que o processo demanda 95% menos energia do que a produção de alumínio primário.

Jaguar Land Rover amplia uso de alumínio reciclado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *