14 de junho de 2017
CBA vence o Prêmio REI, promovido pela Automotive Business, na categoria insumos

Foram anunciados nesta última terça-feira, dia 13, os vencedores do Prêmio REI 2017 (Reconhecimento à Excelência e Inovação), promovido pela Automotive Business e que elege os melhores profissionais e empreendimentos. E a CBA foi a grande vencedora na categoria insumos, com o case “Desenvolvimento de alumínio de alta resistência em sistema de absorção de impacto”.

Os demais finalistas da categoria foram: ArcelorMittal (Aços de alta resistência para redução de peso em painéis expostos); a Borealis (Soluções inovadoras em compostos de polipropileno de alto desempenho) e a Usiminas (Desenvolvimento do aço Dual Phase 1200).

O case apresentado detalha o trabalho de pesquisa e desenvolvimento local realizado pela CBA de soluções estruturais e de segurança automotiva com ligas de alumínio de alta resistência. A empresa ampliou seu portfólio com ligas da série 7xxx (utilizadas originalmente na indústria aeronáutica e que, até então, estavam disponíveis só em outras regiões do mundo) e desenvolveu soluções de codesign e coengenharia em sistemas de crash management para a cadeia.

Em relação ao aço, o alumínio demanda menor complexidade e custo industrial na transformação de itens estruturais de crash management, graças à maior flexibilidade geométrica obtida no processo de extrusão, uma vez que não exige processos de hot/roll forming. O alumínio também possui uma maior capacidade de absorção de energia e menor densidade, contribuindo para o aumento da segurança e para a redução de emissões.

Ao todo, o prêmio REI é composto por 15 categorias e os cases inscritos são submetidos a uma seleção prévia de um júri composto por 30 profissionais relacionados à indústria automobilística. Os quatro melhores cases em cada categoria seguem para a votação popular, realizada por leitores e participantes de eventos de Automotive Business.

Veja, abaixo, os demais vencedores:

Montadora: Hyundai Motor
Autopeças: Continental
Profissional de montadora: Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe
Profissional de autopeças: Marcos Oliveira, Presidente e CEO da Iochpe-Maxxion
Veículo de passageiros: Jeep Compass
Comercial leve: Mercedes-Benz Sprinter
Comercial pesado: Mercedes-Benz Acros 2651 6×4
Marketing e propaganda: Nissan – patrocínio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Manufatura: Bosch – programa de desenvolvimento de fornecedores
Logística: Tegma – roteirizador de carga para carretas-cegonha
Inovação e tecnologia: Mercedes-Benz – Tecnologia de segurança para ônibus brasileiros
Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: Toyota – projeto APA Costa dos Corais
Autopeças e sistemas: Bosch Advance PFI melhora performance e reduz consumo
Motores e transmissões: Nissan – Democratizando o câmbio CVT

Indústria do alumínio é premiada por inovação automotiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *