12 de julho de 2019
Governo local decide investir para substituir toda a frota de locomotivas e vagões nos próximos anos por modelos em alumínio

Por Marcio Ishikawa |

A Índia anunciou que tem planos de produzir trens em alumínio e substituir gradativamente a frota circulante. Atualmente o país asiático produz apenas locomotivas e vagões em aço, material mais pesado e por isso menos eficiente do ponto de vista energético.

Trem em alumínio
foto: JK/Unsplash.com

Os vagões ferroviários de alumínio podem pesar até três toneladas a menos que um similar de mesmo porte em aço. Eles suportam velocidades mais elevadas, de até 250 km/h e também oferecem uma redução no custo de manutenção, já que o alumínio é resistente à corrosão.

Além disso, a vida útil das unidades em alumínio é quase três vezes maior. Enquanto os vagões em aço inoxidável operam por até  anos, o ciclo de vida dos similares em alumínio é de quatro décadas. 

Em 2016, a Indian Railways realizou testes com modelos em alumínio, com composições fornecidas pela Talgo.

Segundo o governo local, já foram iniciadas licitações para aquisição da tecnologia necessária e o plano é iniciar a produção em menos de um ano. A estatal Indian Railways também revelou planos de, eventualmente, produzir unidades em alumínio no exterior, embora sem revelar especificamente onde.

Leia também:
– Metrô de Vancouver terá 28 novos trens em alumínio
– Hydro: novas ligas para conformação superplástica
– ShAPE: novo método de extrusão a partir do pó de alumínio

Índia quer frota de trens em alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *