10 de maio de 2019
Novo método utiliza tecnologia de interferômetros de luz branca da Polytec

Por Marcio Ishikawa |

A Hydro desenvolveu um novo método de verificação da chapas de alumínio. Chamada de “Hydro method”, ela é fruto de uma parceria com a Polytec, empresa especialista em interferômetros de luz branca, e voltada especialmente para a indústria automobilística. O foco é nos produtos fornecidos para as fabricantes Premium como Audi, BMW e Mercedes-Benz, para quem a aparência impecável das superfícies das chapas é um fator fundamental e cujas exigências vem aumentando cada vez mais.

Hydro method

O chamado roping – padrões de rugosidade lineares na superfície do alumínio conformado – é um fenômeno relativamente comum e conhecido. É possível reduzir sua ocorrência através da adaptação de certas condições de alguns processos ao longo de toda a cadeia de conformação. Por isso, existe a necessidade de análises periódicas de amostras para a realização de eventuais ajustes na produção.

“Com o “Hydro method”, nós somos capazes de caracterizar a topografia da superfície dos nossos materiais com grande precisão. Dessa forma, podemos melhorar a aparência das superfícies dos produtos de nossos clientes, que já aprovaram nosso novo método”.
Hendrik-Johan Brinkman, Head de Serviços Técnicos ao Cliente e de Desenvolvimento de Produtos Automobilísticos Laminados

Atualmente, o método utilizado para quantificar o roping (e determinar o chamado roping value) é o teste padrão VDA 239-400 – ou roping test. De acordo com a Hydro, o processo que ela desenvolveu é mais rápido, tem custo menor e realiza uma medição mais precisa.

O Hydro-method utiliza um interferômetro de luz branca de alta precisão, livre de contato óptico, com tecnologia da Polytec, e realiza automaticamente análise e medição da topografia da superfície de uma amostra de chapa de alumínio,  determinando o seu roping value.

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Hydro method: nova técnica de verificação de chapas

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