24 de abril de 2018
Modelo de competição de alumínio se destacou pela combinação de leveza e potência

Após mais de 30 anos fazendo parte de uma coleção particular, o exemplar único do Fiat 8V Vignale vai ser leiloado no próximo dia 14 de maio, em evento que será realizado no Museu Mille Miglia em Brescia, na Itália. O modelo de competição, que tem no currículo a participação na edição de 1955 da famosa Mille Miglia, possui carroceria de alumínio. Na venda, os organizadores do leilão estimam que o valor final de venda fique na casa entre 2 e 2,5 milhões de euros.

Fiat 8V Vignale
foto: Filippo Avandero/divulgação

De acordo com a organização do leilão, o chassi de numeração 52 foi finalizado em julho de 1953 e entregue para o encarroçador Alfredo Vignale – nessa época, era comum o trabalho de construção e instalação das carrocerias ser feito por outras empresas, especializadas no assunto. No ano seguinte, o Fiat 8V Vignale foi vendido para o seu primeiro dono e iniciou sua vida nas corridas em 1955, no Rally de Sestrière. Depois, passou por diversas mãos nos anos seguintes, participando de inúmeras competições.

O modelo de linhas elegantes, assim como todo modelo de corrida, era espartano e contava com praticamente nenhum recurso de conforto, apenas a instrumentação básica para o piloto. Sua principal característica a leveza, proporcionada pelo uso do alumínio. Para se ter uma ideia, em relação ao modelo de rua original, construído com carroceria em aço, o modelo era nada menos que uma tonelada mais leve.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A combinação da leveza a carroceria com a potência do motor 8V de 127 cavalos deu uma vida relativamente longa nas competições para o Fiat 8V Vignale. O chassi 52 se aposentou somente em 1960, depois de participar de mais de quatro dezenas de provas – nas quais passou por alguns acidentes e muitas mudanças de pintura. Em um dos reparos, em 1957, tanto a frente como a traseira do modelo foram alargadas.

Atualmente, este é o único exemplar íntegro do Fiat 8V Vignale do qual se tem conhecimento.

Leia também: Jaguar retoma produção do lendário D-Type

Exemplar único do Fiat 8V Vignale será leiloado na Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *