7 de novembro de 2019
Ligas existentes até então eram incompatíveis com o processo de impressão 3D com material líquido aglutinante

Por Marcio Ishikawa |

A Equispheres, empresa de ciência de materiais com foco em manufatura aditiva, sediada em Ottawa, Canadá, anunciou que desenvolveu uma liga de alumínio em pó adequada para o processo de sinterização por jato (binder jetting, em inglês), que utiliza material líquido aglutinante. O principal obstáculo para o uso do alumínio nesse tipo de processo de impressão 3D estava na formação da camada de óxido de aluminio (Al2O3) que rapidamente surge quando o metal entra em contato com o ar.

Equispheres

A liga de alumínio em pó desenvolvida, segundo a Equispheres, tornará o processo viável, uma vez que a sua camada de óxido que se forma é mais fina. A empresa ainda afirma que a descoberta poderá ter um impacto positivo na indústria automobilística – uma vez que o processo de sinterização por jato é considerado um dos mais eficientes e escaláveis métodos de produção.

“Embora a tecnologia de sinterização por jato ofereça muitas vantagens, a incapacidade de imprimir com ligas de alumínio era uma grande limitação à tecnologia. Até agora.”
Kevin Nicholds, CEO da Equispheres

Testes realizados pela Universidade McGill, de Montreal, mostraram que o material sinterizado com o pó de liga de alumínio AlSi10Mg da empresa estava livre de compactação, tinha boa densificação, superior a  95% e excelente microestrutura. Agora, Equispheres e McGill trabalham na pesquisa e desenvolvimento de agentes aglutinantes específicos para o alumínio, além de processos voltados para aplicações automotivas específicas. 

“Estamos entusiasmados por trabalhar com a Equispheres nesta próxima fase, para entender completamente todos os aspectos relacionados à sinterização de componentes de formas complexas e as relações fundamentais com novos agentes aglutinantes”, disse Mathieu Brochu, Professor Associado.

Leia também:
– A impressão 3D e o alumínio
– Aluminum Association anuncia normalização das ligas de alumínio para impressão 3D
– Aeromet anuncia liga A20X para impressão 3D que supera 500 MPa

Equispheres: pó de alumínio para sinterização a jato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *