25 de agosto de 2017
“New Wheel Concept” usa discos de alumínio e otimiza o sistema de frenagem para veículos elétricos

A Continental, tradicional fabricante alemã de pneus, desenvolveu um novo conceito de roda com freio integrado para uso em carros elétricos (clique aqui e saiba mais sobre o potencial do alumínio nos veículos elétricos). O Continental New Wheel Concept será apresentado no Salão de Frankfurt, que acontece no mês de setembro, e foi desenvolvido especialmente para veículos elétricos. Tanto a roda como o disco de freio são construídos em alumínio.

Continental New Wheel Concept

Além da redução de peso de todo o conjunto, a opção pelo alumínio se dá pela maior resistência à corrosão, comum nos discos de ferro. Em um veículo com motor a combustão, isso não é um problema, devido à constante utilização dos freios, que acaba eliminando a camada oxidada, sem prejudicar a eficiência de frenagem. Já nos carros elétricos os freios são menos requisitados, já que as desacelerações mais leves são feitas pelo próprio motor no processo de regeneração de energia. Assim, os freios são usados somente em frenagens mais fortes – e, nesse caso, a corrosão dos discos torna-se um risco em potencial.

O conjunto inova na construção e formato dos dois componentes. Na roda, o aro e o miolo são duas peças separadas, unidas por parafusos – e o disco de freio é montado junto ao miolo da roda, não na ponta de eixo. Isso permite que o disco seja maior que os modelos convencionais atuais, aumentando sua eficiência. As pinças são montadas na parte interna, voltadas para fora da roda. Uma outra vantagem do alumínio é a melhor dissipação do calor, o que ajuda a reduzir o risco de fadiga dos freios – quando, devido à elevada temperatura ocasionada pelo atrito, o conjunto perde a eficiência.

Continental New Wheel Concept

“A eletromobilidade necessita de soluções novas para os freios também”, diz Matthias Matic, diretor da unidade de sistemas de freios da Continental. “O uso de freios convencionais não é muito efetivo nesse caso e o Continental New Wheel Concept atende todas as demandas que os automóveis elétricos apresentam em relação aos freios.”

Continental cria novo conceito de roda integrada com freios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *