8 de abril de 2019
Com 27 metros e estrutura em alumínio, modelo vai rodar no BRT de Bogotá, na Colômbia

Por Marcio Ishikawa |

O BYD K12A, primeiro ônibus bi-articulado 100% elétrico do mundo, foi apresentado no início do mês de abril em Shenzen, na China. O modelo, que em breve entrará em operação na cidade de Bogotá, na Colômbia, tem 27 metros de comprimento e capacidade para transportar até 250 passageiros.

BYD K12A

O modelo utiliza estrutura integral em alumínio, visando a redução de peso para uma melhor performance e a maior autonomia possível. Segundo dados da empresa, o BYD K12A atinge velocidade máxima de 70 km/h e tem um alcance de 300 quilômetros com uma carga completa de bateria – distância superior ao deslocamento típico de um veículo de transporte coletivo urbano em um dia de operação.

“O BYD K12A vai levar emissão zero para os sistemas de BRT, permitindo que os passageiros desfrutem de viagens silenciosas e sem poluição, ao mesmo tempo em que reduz os custos de manutenção de forma relevante para os operadores.”
Stella Li, Vice-Presidente Sênior da BYD

Não foram reveladas maiores informações sobre o sistema de baterias – apenas que existem portas de carregamento tanto para corrente alternada (AC) como para corrente contínua (DC). Há um sistema eletrônico de monitoramento da temperatura das baterias, além de um sistema regenerativo, que carrega as baterias durante frenagens e desacelerações.

BYD K12A

Equipado com dois eixos motrizes, que totalizam 600 kW de potência, o BYD K12A utiliza apenas um deles em situações normais, como em vias planas, priorizando a eficiência energética. Apenas quando o sistema eletrônico detecta a necessidade (frente a aclives ou perda de tração, por exemplo) é que o segundo eixo é acionado.

O BYD K12A foi desenvolvido para operar no sistema de BRT (Bus Rapid Transit) da capital colombiana. A empresa chinesa possui uma fábrica no Brasil, localizada em Campinas, interior de São Paulo, que está em operação desde 2015.

Leia também:
– BYD inicia produção nacional de ônibus elétricos, que tem custos operacionais reduzidos com a ajuda do alumínio
– Ônibus elétricos da BYD começam a rodar no Rio
– Cummins inicia oferta de powertrain elétrico para ônibus no Brasil

BYD apresenta o K12A, primeiro ônibus bi-articulado elétrico do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *