6 de fevereiro de 2020
Modelo, que estará presente no novo iX3, reduz arrasto aerodinâmico em 5% e é 15% mais leve que a roda usada do X3 convencional

Por Marcio Ishikawa |

A BMW apresentou um nova roda aerodinâmica em alumínio, que será lançada juntamente com o novo iX3, seu novo modelo puramente elétrico. De acordo com a marca alemã, a nova roda é é capaz de melhorar a aerodinâmica do veículo em 5%. Além de mais eficiente para vencer a resistência do ar, o modelo é 15% mais leve que o modelo convencional que equipa o SUV X3.

Roda aerodinâmica

Essas melhorias resultam em uma melhora de 2% na eficiência energética total do veículo. De acordo com a BMW, essa melhora é fruto da combinação da nova liga de alumínio utilizada na produção da roda, que reduz o peso sem comprometer a resistência, com insertos complementares que melhoram a sua eficiência aerodinâmica. Basicamente, esses insertos deixam a roda mais fechada, otimizando o fluxo de ar.

Roda aerodinâmica

A melhora de 2% na eficiência energética foi obtida no ciclo europeu WLTP, equivalente a 0,4 kWh/100 km. Na prática, apenas a introdução das novas rodas amplia o alcance das baterias em 10 quilômetros – no total, a BMW afirma que o iX3 consegue percorrer mais de 440 km com uma única carga de bateria. . 

A roda aerodinâmica da BMW ainda apresenta outras vantagens. Sua aparência pode variar de inúmeras formas – já que os insertos podem assumir as mais variadas formas sem comprometer a eficiência. 

Roda aerodinâmica

Além disso, como a massa total da nova roda aerodinâmica é menor, reduzindo a massa não suspensa do veículo, isso também colabora para melhorar a dinâmica de condução do veículo. A BMW ainda afirma que não é necessário mudanças no ferramental para a produção das novas rodas aerodinâmicas.

O BMW iX3 será produzido na planta chinesa de Shenyang, em parceria com a Brilliance. As novas rodas aerodinâmicas equiparão os novos BMW iNext e o BMW i4, que serão lançados em 2021.

Leia também:
– Rio Tinto inicia comercialização da liga Revolution-Al
– Accuride lança nova liga para rodas de alumínio
– Tudo sobre rodas de liga de alumínio

BMW lança roda aerodinâmica em alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *