14 de abril de 2020
Modelo tem visual retrô se destaca pelo propulsor de 1800 cilindradas e dois cilindros opostos, com 92 cavalos e 16 kgfm de torque

Por Marcio Ishikawa |

BMW R18 foi oficialmente apresentada no início deste mês de abril. A motocicleta do tipo cruiser tem visual inspirado na emblemática R 5 lançada pela marca bávara na década de 1930 e que tem como um de seus destaques o seu motor enorme motor de 1800 cc, construído em alumínio e que pesa 110,8 quilos – incluindo a transmissão e o sistema de admissão.

BMW R18

O bloco é de alumínio, assim como pistões e carcaça, além de outros componentes periféricos. O motor foi desenvolvido especialmente para a BMW R18 e é a unidade de maior deslocamento volumétrico já utilizada até hoje pela BMW Motorrad, com 1,8 litros e quatro válvulas. 

BMW R18

O conceito de cilindros opostos (boxer) foi utilizado para elevar a confiabilidade e facilitar a manutenção, em conjunto com um moderno sistema de arrefecimento a ar e óleo. A BMW R18 entrega 92 cavalos de potência máxima a 4750 rpm, enquanto o torque de 16 kgfm surge a 3000 rpm. 

O alumínio também se faz presente na carcaça de seção dupla da transmissão automática de seis marchas, projetada com quatro eixos e pares de engrenagens helicoidais.

A BMW R18 pesa ao todo 345 kg e conta com suspensão de garfo telescópico na dianteira, com curso de 120 mm, enquanto a traseira lança mão do sistema de braço oscilante com amortecedor central e 88 mm de curso. A BMW R18 conta ainda com freios de quatro pistões nas duas rodas e  discos de 300 mm, auxiliados pelo sistema ABS.

Este slideshow necessita de JavaScript.

São três modos de pilotagem disponíveis e assistentes des segurança como o controle de estabilidade selecionável e controle de torque de arrasto do motor, que impede a derrapagem da roda traseira sob forte aceleração ou reduções de marcha agressivas.

O modelo faz sua estréia no mercado norte-americano, o seu principal foco, onde tentará roubar fãs e clientes de modelos da Harley-Davidson, com as primeiras entregas previstas para setembro. O modelo também será vendido na Europa, mas ainda não foi confirmado para o Brasil.

Leia também:
– Zawazaki ZX250F com quatro de alumínio
– Mantour X: o mais leve patinete elétrico em alumínio
– MX3D desenvolve bike de alumínio feita com impressão 3D

BMW R18 estreia com motor de alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *