3 de agosto de 2018
Iniciativa oferece acesso a estrutura de recarga de carros elétricos entre São Paulo e Rio de Janeiro

Desde o último dia 23 de julho, já é possível realizar uma viagem completa entre as capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, as duas cidades mais populosas do Brasil, com um automóvel elétrico. Isso graças à inauguração de um corredor elétrico na Via Dutra, uma iniciativa da BMW do Brasil e da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, com o apoio da rede de postos Ipiranga.

Corredor elétrico na via Dutra

O projeto recebeu cerca de 1 milhão de reais de investimentos para a instalação de seis equipamentos de carga rápida em seis pontos diferentes de recarga, em um trecho de aproximadamente 430 quilômetros entre as duas metrópoles. A distância máxima entre cada ponto é de 122 quilômetros, de modo a assegurar total autonomia aos veículos eletrificados. A medida também irá beneficiar veículos híbridos do tipo plug-in que desejarem seguir a distância total apenas no modo elétrico.

“O futuro da mobilidade premium é eletrificado, conectado, compartilhado e autônomo. Esta ação, antecipa futuros produtos eletrificados da BMW a serem lançados em breve no Brasil”, diz Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil, sobre o corredor elétrico na Via Dutra.

Segundo a BMW, o tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22 kWh é de 25 minutos para atingir 80% de carga. O equipamento pode atender a até dois veículos simultaneamente em cada estação. Nos primeiros meses de funcionamento, a recarga será gratuita.

A eventual cobrança e os eventuais procedimentos serão aplicados apenas em 2019, de forma ainda a ser decidida entre as empresas participantes. No entanto, mesmo quando a cobrança começar, o trajeto em modo elétrico valerá a pena. O custo estimado é de um quinto do valor gasto com combustível fóssil.

Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma regulação específica para o segmento, que prevê a livre negociação dos preços de recarga.

Leia também: Fabricantes criam IONITY, rede de recarga para veículos elétricos

BMW e EDP implantam corredor elétrico na Via Dutra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *