6 de abril de 2020
Novo conceito apresentado pela chinesa BYD melhora aproveitamento de espaço e reduz risco de incêndio ou explosão

Por Marcio Ishikawa |

A BYD apresentou a Blade Battery, novo conceito de arquitetura para baterias de fosfato de ferro lítio. Segundo a fabricante chinesa, a novidade possui uma densidade de energia 50% maior do que as baterias convencionais, melhorando o aproveitamento de espaço no veículo. Além disso, esse novo conceito também representaria um grande avanço na questão da segurança das baterias em veículos elétricos, pois reduz significativamente o risco de incêndio. 

Blade Battery - BYD

A Blade Battery (bateria em forma de lâmina, em uma tradução livre), utiliza a mesma composição química atualmente existente, mas possui uma arquitetura estrutural completamente diferente das convencionais. A BYD removeu os módulos e vigas tradicionais, que nas baterias convencionais funcionam como estrutura de suporte e fixação, o que ampliou o aproveitamento de espaço.

O pacote de baterias é, basicamente, um grande painel alveolado de alumínio de alta resistência em forma de paralelepípedo. As células são longas e finas e possui uma estrutura resistente nas bordas e maleável ao longo de seu comprimento, e funcionam como suporte e responsáveis por fixar cada pacote na estrutura. O compartimento é fechado, na parte superior e inferior, com chapas de alumínio de alta resistência. 

“Hoje, muitas marcas de veículos estão em discussão conosco sobre parcerias baseadas na tecnologia da Blade Battery. A BYD vai compartilhar e trabalhar com parceiros globais para alcançar resultados benéficos para todos os players do setor.”
He Long, Vice-Presidente da BYD e Chairman da FinDreams Battery

De acordo com a BYD, nas baterias convencionais, que utilizam uma estrutura em forma de prisma, apenas 40% do volume de todo o conjunto é ocupado pelas baterias – as células ocupam 80% de um módulo, dentro os quais os pacotes de baterias ocupam apenas 50% do espaço. No caso da Blade Battery, as baterias ocupam 60% do seu volume com os pacotes de energia, um incremento de 50%.

A Blade Battery também tem como vantagem, segundo a BYD, uma segurança significativamente maior contra incêndios. Isso se deve exatamente ao formato das células. O formato mais longo amplia o comprimento de um eventual curto-circuito e também aumenta a área de resfriamento. 

Segundo a BYD, no teste de penetração de objeto perfurante, não houve explosão, ocorrência de fogo ou emissão de fumaça, enquanto a temperatura variou entre 30º e 60º C. No mesmo teste em uma bateria de fosfato de ferro lítio, embora sem explosão, chamas ou fumaça, a temperatura variou entre 200º  a 400º C. Já em uma bateria de íons de lítio, a temperatura máxima ultrapassou 500º C e explodiu. 

Ainda de acordo com a empresa chinesa, a Blade Battery também passou por outras avaliações extremas, como testes de esmagamento, dobra, aquecimento no forno a 300° C e sobrecarga de 260%. Em nenhum deles teria ocorrido incêndio ou explosão.

BYD Han - Blade Battery

A Blade Battery foi apresentada em um evento online e fará a sua estreia comercial equipando o novo BYD Han EV,  sedã topo de linha da marca, que tem lançamento previsto para junho (evento agendado antes da pandemia de coronavírus no mundo) e deve oferecer autonomia superior a 600 quillômetros, além de aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.

Adalberto Maluf, Diretor de Sustentabilidade da BYD Brasil, é enfático quanto às qualidades da nova Blade Battery. “A nova química e o desenho da Blade Battery criam a bateria mais segura de todo o mercado mundial”, disse, ressaltando que o lançamento da BYD é a prova de fogo e explosões. “Será uma revolução nas baterias de lítio moderna para veículos”.

Leia também:
– Ônibus elétricos da BYD começam a rodar no Rio
– Compartimentos de baterias: extrudados estão ganhando preferência
– Estudo aponta solução para baterias de íons de alumínio

Blade Battery: bateria mais compacta e segura para EVs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *