22 de dezembro de 2016
Startup chinesa desenvolve modelo próprio que se benefícia das características do alumínio

Por Marcio Ishikawa |

A Mobike, uma startup chinesa recém-lançada, criou uma plataforma de compartilhamento de bicicletas que já está em funcionamento em Pequim. O modelo se diferencia de outras iniciativas do gênero: uma bicicleta em alumínio foi desenvolvida especificamente para o programa e, além disso, ela pode ser estacionada ao final do uso em qualquer ponto da cidade.

Bicicleta em alumínio da Mobike

Segundo a empresa, a bicicleta em alumínio foi criada de modo a não demandar nenhum tipo de manutenção por um período de quatro anos. Isso explica a opção pelo alumínio, que além de permitir um equipamento muito mais leve, faz com que ela não esteja sujeito à corrosão e também pode oferecer melhor proteção à partes móveis como corrente e transmissão, que não ficam expostas e, isentas do contato com elementos como areia, lama, pedras ou grama, ganham mais durabilidade. Além disso, os pneus são do tipo sólido, ou seja, não necessitam de ar em seu interior – e, consequentemente, de frequentes calibragens.

O usuário precisa ter o aplicativo instalado no celular, que indicará os locais mais próximos onde existem bicicletas disponíveis. Basta, então, escanear o QR Code da unidade (cada uma possui um código único) e ela será destravada. As travas internas são acionadas por uma conexão de celular, associada a um GPS embutido. E a energia para as operações de travamento e destravamento vem da própria utilização da bike: há um gerador interno que, com as pedaladas, recarrega as baterias.

Caso a bicicleta em alumínio seja deixada em locais proibidos, a infração é identificada pelo GPS, o usuário é punido com a cobrança de multa na próxima vez em que utilizar o aplicativo. O custo é equivalente a 15 centavos de dólar por meia hora de uso – e, para iniciar a utilização, é requerido um depósito equivalente a pouco mais de 44 dólares.

Bicicleta em alumínio da Mobike

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *