5 de junho de 2017
Centro de pesquisa da Universidade de Brunel, em Londres, desenvolve ligas com grande potencial para a indústria automobilística

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O BCAST,
Brunel Centre for Advanced Solidification Technology, centro de pesquisa em fundição metalúrgica da Universidade inglesa de Brunel, localizada em Londres, anunciou o desenvolvimento de duas novas ligas de alumínio de alta resistência, com grande potencial de aplicação na indústria automobilística.

A primeira é uma liga da série 6XXX com resistência ao escoamento superior a 500 MPa e alongamento de mais de 10%. Já a segunda liga é da série 3XXX, que oferece resistência ao escoamento de 310 MPa, resistência à tração de 365 MPa e alongamento de 10%.

Isso significa uma excelente proporção entre resistência e densidade, o que a torna ideal para a produção de peças de zonas de deformação programada e crash-boxes, já que possuem alta capacidade de absorção de impactos e deformação controlada. As duas ligas foram produzidas  como parte do projeto LEAAST – Lightweight Energy Absorbing Aluminium Structures for Transport – com a parceria da fundição Sarginson Industries.

Liga de alumínio de alta resistência
Equipe da Sarginsons com peça de um modelo da Jaguar Land Rover, produzida com a liga desenvolvida pela BCAST

De acordo com Anthony Evans, diretor da Sarginsons Industries, o desenvolvimento de sistemas de crash-box e de absorção de impactos mais leves são fundamentais para a indústria de transportes terrestres. “Enquanto muitos fabricantes tem avançado com as carrocerias em alumínio, eles acabam dependendo de estruturas de aço de alta resistência”, disse. “A produção de novas ligas de alta ductilidade é essencial para a indústria automobilística contar com opções para o incremento de sua base de veículos híbridos e elétricos.”

Ainda segundo Evans, o primeiro teste em escala industrial com as ligas de alumínio de alta resistência foi realizado com absoluto sucesso. “Testamos um lote de 400 quilos e condições de manufatura controladas na Sarginsons e os resultados foram extremamente positivos”, explicou. “Obtivemos pelo menos 30% de aumento na resistência ao escoamento, mantendo a mesma ductilidade.”

Recentemente, o BCAST anunciou que está trabalhando em parceria com a Jaguar Land Rover para o desenvolvimento da futura geração de peças em alumínio dos veículos do grupo.

BCAST anuncia novas ligas de alta resistência

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