16 de fevereiro de 2018
Marcas do grupo Volkswagen já trabalham na Premium Platform Electric - Plataforma Premium Elétrica - e primeiros modelos devem ser lançados em 2021

A Audi e a Porsche, duas marcas Premium do Grupo Volkswagen, já estão trabalhando em conjunto no desenvolvimento de uma arquitetura exclusiva para veículos elétricos, que será compartilhada por veículos das duas empresas. A nova plataforma, chamada PPE – Premium Platform Electric (ou, em português, Plataforma Premium Elétrica) – deve dar origem a três novas famílias de veículos. O desenvolvimento de dois dos projetos é liderado pela Audi e um, pela Porsche.

Premium Platform Electric - Audi e Porsche

A cooperação entre as duas empresas permitirá a redução de custos e, também, a aceleração do desenvolvimento. A previsão é que as primeiras unidades de um novo modelo baseado na plataforma PPE cheguem às ruas em 2021. “Se tivéssemos que lidar com os desafios que estão por vir à frente, os custos seriam 30% maiores”, disse Oliver Blume, CEO da Porsche.

Com a nova arquitetura Premium Platform Electric, Audi e Porsche poderão otimizar o uso das vantagens que a propulsão puramente elétrica oferece. Por exemplo, um maior entre-eixos e maior oferta de espaço interno. “A PPE é uma peça chave em nosso futuro. Suas características, emissão zero e a rentabilidade que ela proporcionará só serão possíveis graças a essa cooperação, jamais vista antes na indústria automobilística. Neste caso, um mais um é igual a três”, diz Rupert Stadler, CEO da Audi.

Ainda não há nenhuma informação técnica a respeito da plataforma, mas as duas marcas fazem uso intensivo de alumínio em seus veículos atuais. Tal característica deve ser mantida e até mesmo intensificada, em função da necessidade de redução de peso, visando o aumento da autonomia das baterias.

Centros dedicados para o desenvolvimento do projeto foram criados nas sedes das empresas em Ingolstadt e Weissach, que atualmente contam com 550 funcionários da Audi e 300 da Porsche. Com o objetivo de acelerar a colaboração e integração, eles passam dois dos cinco dias da semana nas instalações da empresa parceira. O número de colaboradores envolvidos com o projeto Premium Platform Electric tende a crescer continuamente ao longo dos próximos meses.

A Porsche já anunciou que, até 2022, irá investir mais de seis bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento da eletromobilidade. Blumer afirma que os recentes cases de sucesso da fabricante com modelos híbridos apontaram o caminho a ser seguido com os investimentos. “Precisamos de produtos atrativos com longa autonomia, tempo reduzido de carregamento e que sejam de grande valor para o cliente”, disse.

> Leia mais: O alumínio e os automóveis elétricos

Audi e Porsche: desenvolvimento conjunto de arquitetura para veículo elétricos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *