26 de novembro de 2019
Segundo modelo puramente elétrico da marca chega na forma de SUV cupê e com alto conteúdo de alumínio

Por Marcio Ishikawa |

O Salão de Los Angeles foi o palco da primeira aparição pública oficial do Audi e-tron Sportback, segundo modelo puramente elétrico da marca. O SUV cupê deve chegar ao mercado europeu no primeiro semestre de 2020 e compartilha da mesma base do irmão Audi e-tron, mas com o estilo coupé, com o característico caimento acentuado da linha do teto na traseira.

Audi e-tron Sportback

Segundo estudo publicado recentemente pela DuckerFrontier, sob encomenda da European Aluminium, o e-tron é o modelo com maior conteúdo de alumínio no mercado europeu, com 804 quilos do metal por unidade. Além da estrutura de carroceria e painéis de fechamento, o alumínio também se faz presente no compartimento de proteção e no módulo de baterias.

Assim como o irmão, o Audi e-tron Sportback conta com dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo. Com uma proposta visual mais ousada e esportiva, ele será vendido em duas versões:

A primeira, Audi e-tron Sportback 55 quattro, entrega potência combinada de 265 kW e 561 Nm de torque – com direito a modo “boost”, que eleva esses números para 300 kW e 664 Nm – e acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos (5,7 s com o modo boost). Sua velocidade máxima é de 200 km/h, limitada eletronicamente.

As baterias de 396 volts do Audi e-tron Sportback armazenam até 95 kWh de energia, permitindo uma autonomia de 446 quilômetros no ciclo europeu (NEDC – New European Drive Cycle). Curiosamente, o pacote é o mesmo do irmão e-tron, mas com um alcance de 10 km adicionais – segundo a Audi, isso se deve à melhor aerodinâmica do e-tron Sportback.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já a versão mais mansa, o Audi e-tron Sportback 50 quattro, gera 230 kW de potência combinada e acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h. Sua autonomia fica na casa dos 374 quilômetros.

De acordo com a Audi, quando em uma estação de carga rápida, de corrente contínua, 80% da carga da bateria das duas versões é restabelecida em apenas meia hora.

O sistema de baterias está instalado no assoalho do veículo, soldada à carroceria em 35 pontos. Produzida em chapas de alumínio, é extremamente rígida e abriga 36 módulos de baterias, que estão dispostas em dois níveis – 31 no inferior, 5 no superior. Cada módulo integra 12 “pacotes de célula”.

Tanto o e-tron como o e-tron Sportback contam com sistema de recuperação de energia, que funciona em desacelerações superiores a 0.3 g – o que, segundo a Audi, representa 90% das ações no dia a dia urbano. Nessa situação, a bateria é recarregada pelos motores elétricos, primeiramente pelo traseiro. É possível selecionar entre três graus de recuperação de energia quando se libera o pedal do acelerador.

Outra novidade que o Audi e-tron Sportback apresenta são os faróis de LED matrix digital. Trata-se do primeiro automóvel de produção a adotar a tecnologia DMD (digital micromirror device), comum em projetores de vídeo. A luz projetada é criada por pixels minúsculos, de um centésimo de milímetro, que piscam até 5 mil vezes por segundo. Segundo a Audi, isso permite que eles sejam controlados com podem ser controlados com extrema precisão.

Audi e-tron Sportback

Cada ponto de luz do farol pode ser piscado até 5 mil vezes por segundo, de acordo com a marca. Isso permite que eles iluminem ou escureçam determinados pontos do caminho com muito mais precisão, criando facilidades como, por exemplo, a chamada “lane light”, em que apenas a faixa em que o veículo segue é iluminada, o a “cornering light”, em que a parte lateral frontal do veículo é iluminada quando inicia uma curva. Os faróis matrix digital ainda podem ser utilizados para projetar imagens ou formas no chão.

Leia também:
– Audi: estudo para integrar baterias de carros elétricos à rede de distribuição
– Audi AI: TRAIL quattro é exibido no Salão de Frankfurt
– Carros elétricos vão transformar a demanda de alumínio na indústria automobiliística

Audi e-tron Sportback lançado em Los Angeles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *