11 de dezembro de 2019
Tradicional marca inglesa lança seu primeiro SUV, que usa plataforma de alumínio e motor 4.0 V8 turbo de 550 cavalos de potência

Por Marcio Ishikawa |

O Aston Martin DBX foi apresentado oficialmente no último Salão de Los Angeles e, dessa forma, a marca inglesa é mais uma das fabricantes de automóveis Premium que se rendeu à tendência dos SUVs. O modelo conta com a leveza de uma estrutura de alumínio para oferecer porte e espaço de utilitário-esportivo com o desempenho de alta performance, tradicional dos carros da marca. 

Aston Martin DBX

A plataforma é inédita, desenvolvida especialmente para o SUV, mas usa as técnicas já aplicadas nas plataformas dos sedãs e cupês tradicionais da marca, além dos modelos desenvolvidos para as pistas. A estrutura em alumínio usa extrudados e fundidos colados – os painéis de fechamento também utilizam adesivos em sua fixação. 

As medidas do Aston Martin DBX são avantajadas – 5,04 m de comprimento, 2,05 m de largura, 1,68 m de altura e 3,06 m de entre-eixos, além do porta-malas com capacidade para 632 litros. Pesando 2 245 quilos, ele é equipado com motor 4.0 V8 biturbo a gasolina, com 550 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. Sua transmissão é automática, com conversor de torque, com nove velocidades e tração integral, que despeja 54% do torque no eixo dianteiro e 46% no traseiro.

O Aston Martin DBX leva 4,5 segundos para atingir os 100 km/h, partindo da imobilidade – e sua velocidade máxima é de 291 km/h.

Para oferecer uma maior versatilidade para o modelo, o DBX conta com suspensão de ajuste eletrônico, que pode elevar a distância da carroceria em relação ao solo em 45 mm, quando necessário para transpor terrenos mais acidentados. Já para situações de alta performance, em asfalto liso, a suspensão pode ser rebaixada em até 50 mm. Além disso, os motores elétricos que controlam a altura em relação ao solo também atuam no controle da rolagem da carroceria, contribuindo para uma melhor estabilidade em curvas. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já o design é inspirado no Vantage, bastante parecido com o carro-conceito de mesmo nome que foi apresentado pela marca em 2015, no Salão de Genebra. Destacam-se a grade avantajada, assinatura de design da marca inglesa, e a caída do teto no estilo coupé, além das lanternas traseiras unidas por um filete de LED. A concorrência no segmento é acirrada – com competidores do calibre de Lamborghini Urus, Porsche Cayenne, Bentley Bentayga e Maserati Levante. 

Leia também

– Audi e-tron Sportback é lançado em Los Angeles
– Bentley EXP 100 GT, o carro de luxo do ano 2035
– Porsche apresenta o Cayenne Coupé

Aston Martin DBX é apresentado no Salão de Los Angeles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *