26 de dezembro de 2017
Acordo prevê desenvolvimento de processos e parâmetros para produção e qualificação de peças estruturais

A Arconic e a Airbus assinaram um acordo de cooperação e pesquisa na área de manufatura aditiva no último mês de novembro. Em conjunto, as duas companhias irão desenvolver processos e parâmetros para produzir e qualificar peças estruturais de grandes dimensões (aproximadamente um metro de comprimento), com técnicas de impressão 3D.

Acordo Arconic e Airbus

De acordo com as empresas, a colaboração visa unir a capacitação da Arconic em metalurgia aditiva com a qualificação da Airbus em design, além de sua experiência com os processos de certificação junto às agências regulatórias.

As peças serão produzidas com a tecnologia de feixe de elétrons, considerada ideal para a produção de peças de grandes dimensões devido a sua alta velocidade de impressão. Outros processos, mais demorados, são utilizados para peças menores e mais complexas, com design altamente detalhado.

A Arconic ainda irá utilizar, na produção dessas peças, o processo proprietário Ampliforge, que melhora a resistência dos componentes produzidos com impressão 3D à fadiga, ampliando sua rigidez. Além disso, a empresa afirma que o Ampliforge ainda permite a redução de matéria prima utilizada e redução no tempo de produção.

A produção será feita na planta da Arconic em Cleveland, no estado americano de Ohio, além de realizar o aprimoramento dos processos no Arconic Technology Center em Pittsburgh, Pennsylvania.

Arconic e Airbus: cooperação por impressão 3D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *