9 de janeiro de 2017
Entidade aposta em reversão da queda dos últimos anos tanto no setor de automóveis e como de pesados

Por Marcio Ishikawa |

A Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, divulgou na última quinta-feira, dia 5 de janeiro, suas previsões de ano novo do setor de automóveis e veículos pesados. A expectativa é de retomada do crescimento na venda de veículos em 2017, após quatro anos consecutivos de retração.

Anfavea aposta em retomada da venda de veículos em 2017

“Em 2017 vamos retomar o crescimento”, disse Antonio Megale, presidente da entidade. A expectativa de expansão de 4% nas vendas de veículos para 2,13 milhões de unidades, entre leves e pesados. Segundo o executivo, a projeção da entidade no início de dezembro era melhor ainda, na casa 9%, mas o cenário político conturbado fez com que a entidade adotasse uma postura mais conservadora. “Esta é uma projeção realizável. Algo muito inesperado teria que acontecer para que tivéssemos resultado abaixo dela.”

Entre os automóveis, segmento responsável pelo maior volume, a expectativa é de evolução de 4%, com 2,05 milhões de unidades vendidas. A Anfavea ainda espera que as exportações, que foram a única nota positiva de 2016, deve seguir em viés de alta, com a venda de 558 mil veículos para outros países – um aumento de 7,2%. Com isso, a produção total também deve evoluir, com uma variação positiva de 11,9%, totalizando, 2,41 milhões de unidades.

Já a projeção para o mercado de caminhões e ônibus é de um aumento de 6,4%, com a comercialização de 65,6 mil unidades. Este cenário tem várias explicações, de acordo com Caio Moraes, vice-presidente da entidade. “Primeiro, haverá crescimento porque a base de 2016 é muito baixa. As reduções que ocorreram nos últimos anos foram muito drásticas e temos frotas muito antigas e por isso deve haver uma renovação moderada”, avalia. Segundo ele, há ainda a expectativa de uma boa safra agrícola, capaz de estimular alguns nichos de mercado.

Já a previsão da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – é mais modesta, com previsão de aumento de 2,3% na venda de veículos em 2017.

Anfavea aposta em retomada da venda de veículos em 2017
Um comentário sobre a matéria:
  • 30/01/2017 às 12:32

    muito bom o seu artigo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *