26 de setembro de 2019
Material foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa da Força Aérea Americana e é usado em janelas e proteção de câmeras e sensores

Por Marcio Ishikawa |

O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos (AFRL, Air Force Research Laboratory), desenvolveu e está produzindo uma blindagem cerâmica transparente feita com oxinitreto de alumínio (ALON). O material é utilizado na produção de janelas e também na proteção de aplicações de reconhecimento, como sensores infravermelhos e câmeras.

ALON

A principal vantagem do ALON frente ao tradicional vidro laminado é uma proteção superior, com redução de peso e de espessura de pelo menos 50%. O ALON, que já equipa os helicópteros Blackhawk e Chinook do Exército Americano, também deverá ser utilizado em veículos de combate terrestre. O material também interessa à NASA, que poderia utilizá-lo nas janelas da Estação Espacial Internacional. 

ALON

Na imagem acima, o vidro balístico tradicional, mais espesso, apresenta ponto de saída do projétil. Já o ALON, mais leve e fino, oferece maior proteção, apresentando apenas uma protuberância (que indica a retenção do projétil) sem ponto de saída. 

Inicialmente, o tamanho da janela era limitado a 85 centímetros quadrados, medida que atualmente já chega a quase 2,5 metros quadrados.

“Chegar a 2,5 metros quadrados é uma grande conquista, para qual trabalhamos há anos. Fabricar uma janela maior, que seja leve e durável, é um enorme aprimoramento para permitir que nossas tropas cumpram suas missões.”
Richard Porter, líder de fabricação da divisão de manufatura e tecnologias industriais da AFRL, sobre o desenvolvimento do ALON

O ALON é produzido por meio de um pó (composto de alumínio, oxigênio e nitrogênio) que é submetido a temperatura e pressão elevadas. O AFRL afirma que vem trabalhando no aprimoramento desse material desde 2006 e já tem planejado o próximo passo no desenvolvimento do ALON, com a criação de materiais curvos. 

Leia também:
– Exército americano desenvolve pó de alumínio para produção de energia
– Primeiro motor de aviação integral em alumínio
– Stelia Aerospace usa 3D para reforço de painéis de fuselagem de aviões

ALON, a blindagem transparente de oxinitreto de alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *