26 de agosto de 2019
Com base alumínio cobre e adição de diboreto de titânio, liga mantém suas propriedades sob elevadas temperaturas

Por Marcio Ishikawa |

A Aeromet, empresa britânica especialista em fundição, anunciou no início de agosto os resultados dos mais recentes testes de resistência da liga A20X para manufatura aditiva – derivada da A20X para fundição. De acordo com a empresa, as avaliações confirmaram que a nova versão da liga em pó é capaz de fabricar os produtos com maior resistência que os pós de liga de alumínio disponíveis atualmente para impressão 3D.

A20X

O A20X atingiu resistência à tração de 511 MPa, resistência ao escoamento de 440 MPa, com alongamento de 13%. A liga em pó disponibilizada comercialmente pela Aeromet, hoje, atinge 477 MPa de resistência à tração e, segundo a empresa, a marca superior a 500 MPa da nova versão coloca o A20X no rol de ligas de pó de alumínio de alta resistência. Os testes foram conduzidos sob os cuidados do HighSAP, projeto apoiado pelo Programa Nacional de Exploração de Tecnologia Aeroespacial do Reino Unido (NATEP). 

A liga tem uma base alumínio cobre com a adição de diboreto de titânio (TiB2), o que lhe confere um mecanismo de solidificação único, que resulta em uma microestrutura ultrafina. Seja na forma de liga de fundição ou de impressão 3D, a A20X mantém suas propriedades mesmo quando submetidas à altas temperaturas, característica importante para a indústria aeroespacial. 

O desenvolvimento foi conduzido em parceria com Rolls-Royce (fabricante de turbinas de avião), Renishaw (especialista no desenvolvimento de equipamentos de manufatura aditiva) e a PSI (consultoria de supply chain e gerenciamento de produção com inteligência artificial).

“A liga A20X para manufatura aditiva foi apresentada há cinco anos. Ao trabalhar com a Rolls-Royce, a Renishaw e a PSI, otimizamos os parâmetros de processamento que levaram a resultados recordes, abrindo novas possibilidades de projeto para aplicações aeroespaciais e de engenharia avançada ”.
Mike Bond, diretor de tecnologia avançada de materiais da Aeromet

Na forma de liga de fundição, a A20X é atualmente licenciada para uma rede global de fornecedores de aplicações de engenharia aeroespacial avançada, utilizada na produção de aplicações de alta resistência e alta temperatura, como peças estruturais e componentes do motor.

Leia também:
– Aluminium Association anuncia normalização das ligas de alumínio para impressão 3D
– Impressão 3D com alumínio de alta resistência
– A impressão 3D e o alumínio

Aeromet: liga A20X para impressão 3D supera 500 MPa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *